Felipe, Juninho e Alecsandro os melhores da rodada pelo GloboEsporte.com

Sexta-feira, 08/06/2012 - 10:01

Após a pausa de dez dias, por conta dos amistosos da Seleção, o Brasileirão voltou e tem um novo líder, o Vasco. O time carioca venceu o Náutico em uma partida movimentada por 4 a 2. Enquanto as defesas falhavam, os atacantes se destacavam e a principal estrela da noite em São Januário foi o vascaíno Alecsandro, que marcou duas vezes e recebeu a nota 8,5 no Troféu Armando Nogueira. Com a nota, o centroavante foi eleito o craque da terceira rodada. O prêmio tem o objetivo de apontar os melhores da competição com base nas avaliações feitas por comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. Na última temporada, o craque da disputa foi o santista Neymar – com a média de 6,98.

Alecsandro ainda é contestado por parte torcida vascaína, mas tem demonstrado que é uma peça importante no time do técnico Cristóvão Borges. Contra a Portuguesa, pela 2ª rodada, o atacante fez um golaço de bicicleta e entrou na seleção do Armandão com a nota 8,0. Porém, contra o Náutico, na última quarta-feira, o goleador brilhou mais uma vez, e o clube carioca venceu por 4 a 2. Ajudado diretamente por Juninho Pernambucanoe Felipe, o camisa 9 balançou a rede duas vezes e começou a jogada do terceiro gol cruzmaltino.

O centroavante vascaíno está fazendo uma temporada exemplar e já anotou 19 gols em 2012. Foi o artilheiro do Carioca e, atualmente, é o maior goleador do campeonato nacional ao lado de Herrera, do Botafogo. Outro destaque na partida foi o veterano meia Felipe, que jogou de lateral-esquerdo. O experiente jogador marcou o gol mais bonito do jogo, deu o passe para o último tento e obteve a nota 8.

Vale destacar também o goleiro Omar, do Bahia, e o lateral-direito Ayrton, do Coritiba. Contra o empolgado Atlético-MG, o camisa 1 salvou a equipe baiana e garantiu o empate fora de casa com direito a duas defesaças no último lance do jogo. Em Curitiba, o Coxa precisava vencer a Portuguesa e conseguiu encontrar espaços com os avanços do lateral-direito. O defensor anotou um e tirou uma bola em cima da linha. Ambos ficaram com 8,0.

Lembrando que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.


GOLEIRO

Parar o animado e badalado Atlético-MG fora de casa parecia uma tarefa insólita para o Bahia, que só havia conquistado um ponto nas duas primeiras rodadas. Pressionado pelo Galo do inicio ao fim, o Tricolor baiano contou com uma belíssima exibição de Omar. Escudero e, principalmente, o estreante Jô testaram o goleiro visitante. O arqueiro se destacou com duas defesas difíceis, uma no último instante do confronto. Após a cobrança de escanteio, Paulo Henrique cabeceou com firmeza, o camisa 1 realizou uma defesa de puro reflexo e a bola explodiu na trave. Réver tentou no rebote, mas Omar impediu o gol. Contra a Portuguesa, Vanderlei passou tranquilidade para a defesa do Coxa na vitória por 2 a 0. Outra muralha da rodada foi Ricardo, do Figueirense. Apesar de ter sofrido um tento do Corinthians, o goleiro foi seguro e ajudou o Figueira a conquistar um ponto fora de casa.

LATERAL-DIREITO

Na última posição do Brasileiro antes do início da rodada, o Coritiba precisava começar a triunfar no campeonato. E a vitória contra a Portuguesa começou pela direita, com Ayrton. Logo aos 17 da primeira etapa, o lateral-direito soltou uma bomba, a bola desviou no zagueiro Rogério e enganou o goleiro Gledson, que não conseguiu fazer a defesa. Presente no ataque e sólido na marcação, o camisa 2 salvou uma bola em cima da linha após uma boa conclusão de Ananias. O defensor recebeu a nota 8. Marcos Rocha foi fundamental no empate do Atlético-MG com o Bahia. Sofreu o pênalti que gerou o tento do Galo e fez uma partida bastante segura.

ZAGUEIROS

Xerife da defesa do Atlético-MG, o zagueiro Rever não deu espaços para o ataque do Bahia no empate por 1 a 1. O gol do Tricolor baiano foi em um chute de Fahel de fora da área. O camisa 5 ainda teve uma chance no último minuto, mas o goleiro Omar defendeu a cabeçada do capitão atleticano. Chicão, do Corinthians, foi o eleito para completar o setor. O defensor foi muito bem na cobertura dos laterais e levou perigo ao gol do Figueirense nas bolas paradas. Ambos tiveram nota 7. Outros atletas que merecem menção são Henrique (Palmeiras), Demerson (Coritiba), Titi (Bahia) e Edu Dracena (Santos).

LATERAL-ESQUERDO

Se o físico já não ajuda tanto um jogador 34 anos, o talento de Felipe compensa. Maestro no meio, o camisa 6 do Vasco se destacou contra Náutico atuando na lateral esquerda. No primeiro tempo, o veterano atleta marcou um golaço de longe e deu uma assistência para o último gol cruzmaltino, marcado por Alecsandro. Melhor do Fluminense contra o Santos, Carlinhos sofreu uma falta fora da área, mas o árbitro marcou uma penalidade máxima. Na cobrança, o jogador assumiu a responsabilidade e converteu. Pelo desempenho, o tricolor recebeu 7. Junior Cesar (Atlético-MG) e Lucas Mendes (Coritiba) também se destacaram na rodada com atuações elogiáveis.

VOLANTES

Segurar o meio de campo do Atlético-MG e encontrar um gol em um jogo sem muitas chances para o Bahia são os méritos de Fahel. Na defesa, o volante não deu espaços para Escudero e Bernard criarem. E, no ataque, o camisa 7 marcou um golaço na segunda etapa. Após tabelar com Jones, o defensor acertou um belíssimo chute, Giovanni tentou impedir o gol de empate do Bahia, mas não conseguiu. Ao lado do jogador do Tricolor baiano aparece Túlio, do Figueirense. Aos 36 anos, o experiente atleta foi o pulmão da equipe catarinense no empate contra o Corinthians. O volante brigou e correu os noventas minutos. Sergio Manoel, do Coritiba, foi um dos responsáveis pelo bom equilíbrio no sistema defensivo do Coxa contra a Portuguesa e também vale destaque.

MEIA

Organizando o meio-campo do Vasco, o veterano Juninho mostrou mais uma vez o seu bom futebol. O apoiador teve muita movimentação, chutes perigosos e um gol de oportunismo para ajudar o Vasco a bater o Náutico em casa por 4 a 2. Na segunda etapa, Diego Souza cruzou, o camisa 8 limpou a jogada e chutou no canto direito de Gideão. Um belo jogo, que valeu uma nota 7,5 para o Reizinho. O coxa-branca Lincoln merece ser lembrado. O meia do Coritiba infernizou a defesa da Portuguesa e iniciou a jogada do primeiro gol paranaense na vitória por 2 a 0. Ídolo da tocida colorada, D'Alessandro desequlibrou mais uma vez para o Internacional. De falta, o argentino superou o goleiro Denis e deu a vitória ao clube gaúcho contra o São Paulo.

ATACANTES

Craque da rodada, Alecsandro vai assombrar os sonhos da defesa do Náutico nas próximas noites. Um dos destaques do Vasco em 2012, o atacante marcou dois gols mostrando muito oportunismo e visão de jogo ao iniciar a jogada do terceiro tento do Vasco, anotado por Juninho. No retorno de Kléber, quem roubou a cena foi Miralles, que fez o único gol do Grêmio contra o Atlético-GO. Mesmo depois de perder duas chances, o argentino insistiu e conseguiu ajudar o Tricolor gaúcho a levar três pontos para Porto Alegre. E Felipe Azevedo completa a linha de ataque da seleção do Armandão. O avante do Sport incomodou a defesa do Palmeiras e foi o herói do clube pernambucano com o gol da vitória do Leão por 2 a 1. O gremista e o rubro-negro tiveram nota 7,5. Em Campinas, o Flamengo jogava mal e estava perdendo para a Ponte Preta por 2 a 1, até que Vagner Love recebeu bom cruzamento de Negueba e empatou a partida no último minuto. Em um dos jogos que fechou a rodada, Anselmon Ramon saiu do banco e ajudou a mudar a história do jogo contra o Botafogo. O Glorioso vencia por 2 a 1, mas a Raposa virou em seis minutos para 3 a 2.

Fonte: Sportv.com