Times do México podem deixar de participar da Copa Libertadores

Sábado, 02/06/2012 - 06:46

O futebol mexicano vive uma mudança que deverá acarretar na saída dos clubes do país da Taça Libertadores. Além de novidades no formato do Campeonato Mexicano, a Nova Liga Mexicana, que passou a ser responsável pela organização das competições nacionais, criou a Copa do México, que terá fase de grupos e mata-mata envolvendo equipes das duas principais divisões. A data dos jogos vai coincindir com o período em que costumam ser disputadas as fases decisivas da Libertadores.

- Do ponto de vista do calendário, é impossível que convivam o torneio local com a Taça Libertadores porque o formato de nossa Copa, que será disputada durante as semanas (às terças e quartas), coincidirá diretamente com a fase final da Libertadores - explicou Decio de María Serrano, ex-secretário-geral da Federação Mexicana de Futebol que deixou o cargo para assumir a presidência da Nova Liga Mexicana.

O dirigente, inclusive, diz que há outras opções para que os clubes mexicanos possam disputar competições internacionais. A principal delas é a Concachampions, que na análise de Serrano, garantiria às equipes a chance permanente de participar do Mundial de Clubes.

- Como solucionar isso? Não vamos mudar a estrutura de nosso torneio. Valorizamos mais nosso torneio local do que qualquer competição internacional. Queremos ter torneios internacionais e isso quer dizer que, no futuro - não hoje - teríamos que buscar uma alternativa - disse.

O cartola acrescentou que a decisão não será tomada de forma imediata e que precisa passar pelos diretores da Federação Mexicana.

Fonte: GloboEsporte.com