Alecsandro escolhido melhor atacante da 2ª rodada pelo GloboEsporte.com

Segunda-feira, 28/05/2012 - 11:03

Em ótimo jogo neste domingo, no Couto Pereira, o Botafogo saiu perdendo, mas buscou a virada e bateu o Coritiba por 3 a 2. Méritos do lateral-direito Lucas, que foi decisivo no triunfo do Glorioso, ganhou nota 9,0 e acabou eleito o craque da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, o jogador, obviamente, entrou na seleção do Troféu Armando Nogueira. O prêmio tem o objetivo de apontar os melhores da competição com base nas avaliações feitas por comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. No ano passado, o craque da disputa foi o atacante Neymar - com média de 6,98.

Após duas expulsões – uma na Copa do Brasil contra o Vitória e outra no primeiro jogo da decisão do Carioca 2012 diante do Fluminense – Lucas, enfim, parece ter dado a volta por cima e feito as pazes com a torcida. Na partida deste fim de semana, o camisa 2 foi o grande responsável pelo triunfo de sua equipe. O Coxa saiu na frente logo no início. Lincoln abriu o placar aos 30 segundos de jogo. Ainda na primeira etapa, o Botafogo virou com gols de Lucas e Vitor Júnior. No entanto, o time mandante ainda recuperou a igualdade na etapa final, com Lucas Mendes. Mas o lateral-direito do Alvinegro, em dia inspirado, garantiu a vitória do Glorioso, marcando aos 40 minutos e colocando o clube na liderança do Campeonato Brasileiro.

Quem também foi muito bem e já dá mostras de que neste ano terá um bom desempenho é o atacante Luis Fabiano, do São Paulo. O jogador, que já havia entrado na seleção da rodada anterior, repetiu a dose. Outro destaque foi o meia-atacante Danilinho, do Atlético-MG. Inspirado, o atleta garantiu a vitória de sua equipe diante do Corinthians, em Minas. Para fechar, o meia Dátolo, do Internacional, foi o grande nome do heroico empate de 3 a 3 entre o Colorado e o Flamengo, no Engenhão.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.


GOLEIRO

A missão não era das mais fáceis. Por mais que o Santos tivesse entrado em campo sem Neymar e Ganso, jogar na Vila Belmiro e encarar o forte elenco alvinegro foi um duro teste para o goleiro Magrão, do Sport. Mas ele se saiu bem e fechou o gol com uma defesa difícil e mais três intervenções importantes no jogo. Nem mesmo Alan Kardec conseguiu furar o bloqueio do arqueiro, que recebeu nota 7,5 no empate por 0 a 0. Vale destacar também dois goleiros de clubes mineiros que ajudaram Cruzeiro e Atlético-MG. Fábio segurou a pressão do Náutico no empate por 0 a 0, nos Aflitos, e Giovanni fez o que pôde para parar o ataque do Corinthians. Enquanto Fábio pegou um chute à queima-roupa de Araújo, Giovanni salvou um arremate de Willian quase na marca do pênalti. Os dois receberam nota 7,0.

LATERAL-DIREITO

O craque da rodada do Brasileirão surgiu do improvável. Com a pontaria em dia e dois gols na vitória do Botafogo sobre o Coritiba, no Couto Pereira, Lucas recebeu nota 9. O jogador conseguiu brecar grande parte das investidas do time adversário e foi extremamente eficiente nas jogadas ofensivas do Alvinegro.

ZAGUEIROS

A zaga da rodada é formada por Réver, Atlético-MG, e Edu Dracena, do Santos. O primeiro se sobressaiu na vitória do Galo diante do Corinthians. Um dos destaques da equipe, o zagueiro e capitão se desdobrou para evitar os chutes de média e longa distância do time adversário. Além disso, também deu a assistência para o único da gol partida e por isso ganhou nota 7,5. Pelo Peixe, Edu Dracena também merece ser lembrado. Com muita experiência, o atleta demonstrou segurança e soube liderar o setor defensivo Santos, que saiu da partida contra o Sport sem ser vazado.

LATERAL-ESQUERDO

O lateral Márcio Azevedo também garantiu seu posto na seleção da rodada. Pela raça e entrega, o jogador do Botafogo ganhou nota 7,0, pois foi fundamental no triunfo do Alvinegro por 3 a 2 sobre o Coritiba, no Couto Pereira. O camisa 87 iniciou a jogada do segundo gol do Glorioso. Juan (Santos), Pará (Grêmio) e Lucas Mendes (Coritiba) também foram bem na rodada.

VOLANTE

Preenchendo bem os espaços na marcação, Túlio conseguiu manter o bom nível apresentado na estreia do Figueirense no Campeonato Brasileiro. Em desvantagem no início do segundo tempo contra o Fluminense, o time catarinense contou com a experiência do volante. Ele precisou de apenas 13 minutos para encontrar espaço entre os volantes da equipe adversária e tocar para Caio, ex-Botafogo, marcar o primeiro gol do Alvinegro na partida, e deixar tudo igual: 1 a 1. Depois disso, cada equipe marcou mais uma vez e o jogo terminado empatado em 2 a 2.

MEIAS

Com 8,0 de avaliação, Dátolo e Danilinho foram apontados como os melhores da posição na rodada. Desfalcado, o Internacional chegou a estar perdendo para o Flamengo por 3 a 1. Porém, quando tudo indicava que o Colorado sairia de campo derrotado, entrou em ação o meia colorado. Grande nome do time gaúcho na partida, o jogador foi o autor do gol que definiu o empate em 3 a 3 neste sábado, no Engenhão. Principal articulador do Atlético-MG no duelo contra o Corinthians, o meia Danilinho deu bom ritmo ao jogo. Com um gol de cabeça no segundo tempo, o baixinho de 1,67m venceu o goleiro Cássio, fez o gol da vitória do Galo e também garantiu seu lugar. Bida (Atlético-GO), Lincoln (Coritiba) e Escudero (Atlético-MG) são os demais apoiadores que tiveram destaque na segunda rodada.

ATACANTES

Um golaço de bicicleta, marcado por Alecsandro, decretou a vitória do Vasco sobre a Portuguesa no Canindé. O camisa 9 fez uma grande exibição na casa do adversário e, em um lance muito bonito, ajudou o time da Colina a somar mais três pontos na competição. Pelo Fluminense, Marcos Júnior foi o grande nome do time das Laranjeiras na rodada. No Engenhão, o atacante abriu o marcador no empate por 2 a 2 entre o Tricolor e o Figueirense. Após bate-rebate na área adversária, a bola sobrou limpa para o jogador chutar de canhota e anotar seu primeiro gol em Campeonatos Brasileiros. No gol de Wagner, o segundo do Flu, também foi decisivo, ao dar a assistência, e por isso ganhou 7,5. A vitória do São Paulo sobre o Bahia por 1 a 0 teve o carimbo do artilheiro tricolor. No Morumbi, Luís Fabiano (que ganhou a nota 7,5) teve uma atuação de regular para boa e anotou o único gol do jogo. Pela segunda vez consecutiva, o Fabuloso aparece na lista dos melhores jogadores da rodada do Troféu Armando Nogueira.

Fonte: Sportv.com