Vasco já eliminou 2 brasileiros, enquanto Corinthians apenas um

Quarta-feira, 23/05/2012 - 14:48

Com o aumento no número de times e também o crescimento do interesse dos clubes nacionais na competição, confrontos entre brasileiros na fase final da Libertadores se tornaram comuns a partir da década de 90. Nesta noite, Corinthians e Vasco entram em campo para a definição de mais um destes duelos, valendo vaga nas semifinais. Desta vez, os paulistas tentarão se desapegar do retrospecto contra rivais do mesmo país, enquanto os cariocas tentarão relembrar justamente a sua melhor participação no torneio sul-americano.

Em sua décima Libertadores, o Corinthians só conseguiu eliminar um brasileiro em fases finais da competição. Por outro lado, o time alvinegro acabou caindo para rivais nacionais em outras quatro ocasiões. A vitória veio no ano 2000, contra o Atlético-MG. Na ocasião, os paulistas seguraram um empate por 1 a 1 em Belo Horizonte e venceram por 2 a 1 em São Paulo para avançar às semifinais.

O problema é que logo na fase seguinte outro brasileiro estragou o sonho do título corintiano. Diante do Palmeiras, uma vitória por 4 a 3 e uma derrota por 3 a 2. Nos pênaltis, o Corinthians acabou eliminado, com a famosa defesa de Marcos na cobrança de Marcelinho Carioca.

O Palmeiras já havia sido o algoz alvinegro nas quartas de final de 1999, de novo nos pênaltis. Nas duas ocasiões, o técnico alviverde era Luiz Felipe Scolari. O curioso é que Felipão foi justamente o responsável pela primeira eliminação do Corinthians para um brasileiro. Em 1996, ele comandava o Grêmio e tirou o time alvinegro nas quartas de final.

A queda mais recente do Corinthians aconteceu há dois anos: diante do Flamengo, os paulistas perderam por 1 a 0 no Rio de Janeiro e até venceram na volta. O problema é que o placar por 2 a 1 acabou classificando os cariocas por conta do gol marcado fora de casa.

Do outro lado, o Vasco tem boas lembranças de duelo contra brasileiros. Na campanha do título, em 1998, o time cruzmaltino eliminou duas equipes do país durante a campanha. Nas oitavas de final, tirou o Cruzeiro (2x1 no Rio e 0x0 em Minas), que estava credenciado como atual campeão da competição sul-americana. Depois, ainda eliminou o Grêmio nas quartas (1x1 no Sul e 1x0 no Rio).

O Vasco, porém, também tem uma eliminação para brasileiro no currículo. Antes de tirar o Corinthians, o Palmeiras também eliminou os vascaínos no ano de 1999. Nas oitavas de final, o time alviverde apenas empatou em 1 a 1 jogando em casa, mas conseguiu uma boa vitória por 4 a 2 no Rio de Janeiro e avançou na competição.

O curioso é que dois jogadores destas equipes ainda estão no elenco vascaíno. Os meio-campistas Juninho Pernambucano e Felipe estiveram na conquista da América de 1998 e na eliminação para o Palmeiras um ano depois. Ambos deixaram o clube, andaram por outras equipes, mas voltaram a São Januário.

Diego Souza e Paulinho são algumas das esperanças de Vasco e Corinthians


Fonte: ESPN.com.br