Local do 1º Vasco x Corinthians, em 1926, hoje é ocupado por prédios

Quarta-feira, 16/05/2012 - 11:13

No dia 14 de março de 1926, surgia um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Através de um amistoso, Vasco e Corinthians ficavam frente a frente pela primeira vez. O local foi o Estádio da Rua Paissandu, e o Gigante da Colina venceu com gols de Dininho e Torterolli, com Apparício descontando para os paulistas. Passados 86 anos, não há mais grama, arquibancada e muito menos lembranças, na terreno onde agora situam-se prédios residenciais.

A rua, que deu nome ao campo, fica situada no bairro de Laranjeiras (Zona Sul do Rio de Janeiro), de frente para o Palácio da Guanabara, esquina com a Rua Pinheiro Machado, e a cerca de 100 metros do Fluminense Football Club. Os moradores que lá estão, mesmo os mais antigos, desconhecem o fato histórico, e são poucos os que sabem que ali já foi palco de grandes equipes.

- Não sei de nada de Vasco. Aqui só se fala de Fluminense - diz o porteiro de um dos prédios vizinhos ao Tricolor carioca.

- Essa História do Vasco e do Corinthians eu não sabia. Já ouvi falar do campo que ficava aqui e que o Flamengo mandava seus jogos - diz o jornaleiro, citando o capítulo mais famoso.

De fato, o Estádio da Rua Paissandu pertencia ao Paysandu Athletic Club. Porém, com o fim da prática do futebol, a família Guinle, que tinha a propriedade do terreno, o alugou ao Flamengo. O Rubro-Negro acabou por sediar seus jogos oficiais de 1915 a 1932, fato que fez com que o campo fosse considerado a "primeira casa" do hoje clube da Gávea.

O Vasco, por sua vez, antes de São Januário (inaugurado em 1927), pouco fez uso do local, e preferia utilizar o campo do Andaraí, que depois passaria a pertencer ao América.

Durante o período de cerca de uma hora em que a reportagem do LANCENET! esteve na Rua Paissandu, nenhum pedestre soube precisar onde, exatamente, se situava o campo. Coube aos funcionários que cuidam da História do Fluminense (Flu Memória) informar o verdadeiro ponto, que ficava bem na esquina com a Rua Pinheiro Machado, num terreno que abrange de três a quatro prédios que agora figuram no local.

Vasco e Corinthians farão o jogo de número 107 da sua História nesta quarta-feira, às 22h, em São Januário, pelas quartas-de-final da Copa Libertadores. Os paulistas venceram 42 vezes, os cariocas, 35, com 29 empates. Ao todo, 310 gols foram marcados.

Rua Paissandu: Onde hoje há prédios, havia um estádio, palco do primeiro Vasco x Corinthians


Fonte: Lancenet