Vasco se inspira no Santos e prepara projeto para 'segurar' Dedé

Segunda-feira, 14/05/2012 - 00:55

Atual campeão da Taça Libertadores da América, o Santos vem dando um exemplo para a grande maioria dos clubes do futebol brasileiro. Ao recusar diversas propostas milionárias pelo jovem Neymar, o clube da Vila mostrou que é possível concorrer com os grandes clubes do futebol europeu. Como prêmio por essa iniciativa, o ‘Peixe’ vem aumentando a sua sala de trófeus e se tornando mais reconhecido internacionalmente.

O ‘Projeto Neymar’ é considerado um sucesso por ter transformado o jovem craque num ídolo nacional. Hoje tudo que é feito pelo atacante vira moda e gera discussão em grande parte da mídia. A evolução do projeto tem haver também com o crescimento de Neymar como pessoa, como atleta.

De acordo com estudo do portal ‘Marketing In Best’, o craque da Vila Belmiro vem sendo preparado desde o início de sua vida profissional para conviver com a fama. Tal preparação envolve aulas de Media training, curso de idiomas e consultas com Fonoaudiólogos. Quem acompanhou os passos do camisa 11 em 2009, ano que ele subiu para o profissional, não se cansa de exaltar sua evolução.

‘PROJETO DEDÉ’

O fato do projeto elaborado pelo ‘Peixe’ ter dado certo já vem provocando um movimento nos clubes brasileiros, que cogitam seguir o mesmo caminho para manter seus principais jogadores. Uma dessas equipes é o Vasco, cujo Departamento de Marketing vem estudando uma forma de garantir a permanência de Dedé, melhor zagueiro do Brasil, por muito tempo.

A diretoria vascaína, liderada pelo presidente Roberto Dinamite, acredita que o Vasco ganhará muito mantendo Dedé em seu elenco, pois o mesmo é hoje o jogador mais amado pela torcida e já tem uma boa exposição na mídia, fato que ajudriaa na viabilização de um ‘Projeto Dedé’. Eduardo Machado, que recentemente assumiu o comando do Departamente de Marketing cruzmaltino, garante que o Gigante da Colina tem capacidade para criar um projeto parecido ao de Neymar:

- O Vasco da Gama possui sim capacidade para montar diversos grandes projetos. Estamos e estaremos trabalhando em algo com o mesmo objetivo – declarou com exclusividade.

Um grande aliado do Vasco nesse sentido é o próprio Dedé. Eleito o melhor zagueiro do Brasil nas duas últimas temporadas, o ‘Mito’ já declarou várias vezes que gostaria de permanecer no Brasil até 2014, ano que será disputada no Brasil a Copa do Mundo. Ciente desse fato, Eduardo garantiu que o desejo do atleta será levado em conta pelo cruzmaltino, que tem como seu maior objetivo garantir a permanência de seu ídolo:

- A vontade do clube é manter o jogador, o próprio Presidente Dinamite já expressou isso diversas vezes. Todo o trabalho será feito nesse sentido. Cabe observar apenas que não é apenas uma variável que se faz presente, tem inúmeras outras que precisam ser levadas em consideração. Trabalharemos para que tudo aconteça em prol dos interesses do Vasco da Gama e do atleta, que é uma unanimidade em termos de caráter e capacidade técnica – revelou com exclusividade.

BATE-BOLA COM EDUARDO MACHADO, VP de Marketing do Vasco

O Santos hoje possui o melhor jogador do Brasil em atividade: Neymar. Pelo seu futebol, ele é muito aproveitado em campanhas publicitárias, que ajudam a arrecadar recursos para mantê-lo no Brasil por muito tempo. Um dos poucos que conseguiu deter o atacante santista é Dedé, considerado o melhor zagueiro do Brasil. Da mesma forma que o Neymar é aproveitado com grandes projetos financeiros e vai ficar por mais tempo no Santos, há chance do Vasco executar um ‘projeto Dedé’, para que o defensor fique pelo menos até 2014?


“O Vasco da Gama possui sim capacidade para montar diversos grandes projetos. A vontade do clube é manter o jogador, o próprio Presidente Dinamite já expressou isso diversas vezes. Todo o trabalho será feito nesse sentido. Cabe observar apenas que não é apenas uma variável que se faz presente, tem inúmeras outras que precisam ser levadas em consideração. Trabalharemos para que tudo aconteça em prol dos interesses do Vasco da Gama e do atleta, que é uma unanimidade em termos de caráter e capacidade técnica”.

A realidade de Dedé ser o único que consegue deter Neymar pode ser utilizada em alguma campanha de marketing?

“Já temos uma campanha em curso no sentido da valorização técnica do profissional Dedé. Ele já tem um destaque diferenciado junto com Juninho e Felipe, por exemplo, que possuem uma história diferenciada dentro do Vasco da Gama. Para Dedé não queremos ser pontuais, mas sim teremos desdobramentos perenes que possam valorizar todos os envolvidos sempre. Em relação à imagem do Neymar, observando-se aspectos jurídicos de autorizações pertinentes, podemos pensar em algo sim no futuro”.

Recentemente o Vasco lançou algumas camisas comemorativas do Dedé e as mesmas logo se esgotaram. A camisa 26 também é um das mais vendidas, mostrando que o zagueiro que chegou em 2009 é tão querido quanto o meia Juninho, campeão de Libertadores. O amor da torcida por Dedé serve de alguma forma para mostrar o potencial de marketing que tem o zagueiro?

“Sim. Mas temos que observar que o trabalho de comunicação interna tem que ser muito bem trabalhado e isso tem que ser muito alinhado com o departamento de futebol, liderado pelo vice-presidente Mandarino. A exposição individual pode gerar ciúmes indesejados, por exemplo. E por isso a força do grupo do Vasco da Gama tem que estar sempre em evidência nos trabalhos de marketing. Esse alinhamento já está sendo fortalecido, pois cada indivíduo reage de uma maneira ao que recebe de informação”.

O Dedé já declarou várias vezes que seu desejo é ficar no Vasco por muito tempo. É lógico que isso não depende dele, embora o Vasco seja detentor de maior parte dos atletas. A vontade do jogador de ficar no clube não viabiliza uma possível criação de um projeto estilo o do Neymar?

“Sim, estamos e estaremos trabalhando em algo com o mesmo objetivo”.

O que o senhor pensa sobre a campanha da torcida vascaína ‘Não se Vende Dedé’?

“Gosto sempre de utilizar palavras positivas em “slogans” ou “frases de efeito”. Por isso penso que a campanha tem que ser na linha do “Fica Dedé”. Pode parecer um detalhe, mas deixa de ser algo agressivo e mandatório e passa a ser algo mais emotivo, de coração mesmo. E nada maior do que atrelar isso ao coração do Dedé, ao que ele transmite de segurança para a torcida. O Vasco da Gama fará muitas coisas para mantê-lo o maior tempo possível em São Januário. Tudo que tenho trabalhado está sendo feito nesse sentido. Tomara que consigamos esse objetivo”.

Fonte: Site Torcida do Vasco