Mano diz que amistosos vão encaminhar lista final das Olimpíadas

Sábado, 12/05/2012 - 19:28

Seis jogadores com idade superior aos 23 anos foram chamados pelo técnico Mano Menezes para os amistosos contra a Dinamarca, no dia 26 de maio, em Hamburgo, na Alemanha, Estados Unidos, no dia 30, em Washington, México, em 3 de junho, em Dallas, e Argentina, no dia 9, em New Jersey. O goleiro Jefferson, os zagueiros Thiago Silva e David Luiz, os laterais Daniel Alves e Marcelo e o atacante Hulk foram lembrados pelo treinador. Do grupo sairá os três que disputarão os Jogos de Londres, em julho.

Na cabeça de Mano Menezes, os amistosos servirão justamente para ele detectar os setores da equipe mais frágeis. Por enquanto, a defesa é o ponto que mais preocupa. A tendência é que dois jogadores sejam lembrados para os Jogos e um lateral. Mas para isso, os pontos fracos da Seleção precisam ser confirmados na Alemanha e nos Estados Unidos.

- Você vai direcionar a escolha para um jogador que dê sustentação como referência e que preencha uma lacuna que os abaixo dos 23 deixaram pelas avaliações técnicas que foram feitas de seu desempenho até aqui. É uma questão objetiva que será levada em conta e decidiremos até o início de julho – explicou o comandante canarinho.

Mano afirmou que nos amistosos vai testar os jogadores mais jovens com os mais “veteranos”. A presença de seis atletas com idade superior aos 23 anos servirá para ajudar no desempenho dos novatos.

- Em determinados momentos do jogo precisamos de jogadores mais rodados. Pode acontecer de um jogador mais jovem não ter uma atuação tão boa. Em seguida, você não coloca um outro jovem, mas faz uma mescla para dar tranquilidade à equipe.

O treinador admitiu que a base da Seleção Olímpica está na lista dos 23 convocados para os quatro amistosos. Apenas um caso de lesão ou desempenho irregular poderia mudar os planos da comissão técnica.

- Seria correto dizer que já temos uma ideia da Seleção Olímpica. Em julho, nós teremos uma confirmação dessa ideia porque são jogadores de alto nível. É obvio que se estou levando uma relação como essa para jogos contra adversários que usarão as seleções principais é porque estou pensando nesse grupo com maior chance de ir às Olimpíadas.

O comandante aproveitou para explicar ainda que no dia 6 de julho divulgará a lista final com 18 nomes e quatro atletas de “stand by”.

- Vocês vão precisar fazer a leitura do que estou fazendo no dia a dia. Podemos ter uma lesão de um jogador que consideramos importante para o setor, que seja referência, e teremos que pensar a situação de forma objetiva – finalizou o comandante, que no dia 8 de junho vai reduzir a pré-lista de 52 nomes para 35.

Confira abaixo os 23 convocados por Mano para os amistosos:

Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Neto (Fiorentina)
Rafael (Santos)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Porto)
Marcelo (Real Madrid)
Alex Sandro (Porto)

Zagueiros
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Bruno Uvini (Tottenham)
Juan (Inter de Milão)

Meio-campistas
Sandro (Tottenham)
Rômulo (Vasco)
Casemiro (São Paulo)
Giuliano (Dnipro)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Oscar (Internacional)
Lucas (São Paulo)

Atacantes
Neymar (Santos)
Alexandre Pato (Milan)
Hulk (Porto)
Leandro Damião (Internacional)
Wellington Nem (Fluminense)

Fonte: GloboEsporte.com