Vasco chega às quartas como em 1990 e 2001, mas quer o título

Quinta-feira, 10/05/2012 - 15:57

Orgulhosa, a torcida do Vasco comemora nesta quinta-feira a heróica classificação para as quartas de final da Copa Libertadores. Nos pênaltis, o Cruzmaltino eliminou o Lanús, em Buenos Aires, e igualou as campanhas de 1990 e 2001 na principal competição do continente. Entretanto, o objetivo é repetir a trajetória de 1998, que terminou em título.

As participações mais efetivas fora o triunfo em seu centenário foram nos anos de 1990 e 2001. Nas duas ocasiões, o Vasco chegou na fase atual, mas acabou eliminado por Atlético Nacional (COL) e Boca Juniors (ARG), respectivamente. Como curiosidade, na última participação no torneio, o time de São Januário bateu o recorde de vitórias seguidas na Libertadores.

Foram oito resultados positivos. O time chegou invicto aos duelos contra o Boca Juniors, quando foi derrotado nas duas partidas (1 a 0 em São Januário e 3 a 0 na Bombonera). Em 1975, 1980 e 1985, a equipe foi eliminada na primeira fase. Em 1999, o então campeão sofreu queda nas oitavas de final.

Afastado por 11 anos da competição continental, o Vasco consegue um feito comemorado intensamente nos bastidores. O projeto de reerguer o clube nos torneios mais relevantes foi iniciado em 2009, quando o time disputou a Série B do Campeonato Brasileiro. A partir daí, título da Copa do Brasil e vice-campeonato brasileiro no ano passado. Agora, o Vasco terá pela frente o Corinthians e a possibilidade de manter vivo o sonho do bicampeonato.

O técnico Cristóvão Borges comemorou a classificação e deu a exata noção do que representou para o grupo a vaga na próxima fase. “Não importa se foi de pênalti, com derrota ou vitória. Não importa o jeito, o que interessa é classificar. Se a gente continuar avançando assim, vamos ser campeões. Então, por isso que estamos todos contentes”, afirmou o comandante vascaíno.

A delegação do Vasco desembarca no Rio de Janeiro na tarde desta quinta-feira. Os jogadores serão liberados e retornam aos trabalhos na manhã de sexta-feira, em São Januário, quando a Conmebol define a data dos dois confrontos. O certo é que o time carioca inicia a disputa atuando em casa, já que o Corinthians conquistou melhor campanha do que o adversário durante a primeira fase da Copa Libertadores, e tem o direito de decidir no Pacaembu.

Fonte: UOL