Felipe lembra que momento do gol de Juninho em 98 foi de muita alegria

Quarta-feira, 09/05/2012 - 10:41

Considerado por muitos o gol mais importante da campanha do Vasco na conquista da Libertadores de 1998, o chute forte, em cobrança de falta, no ângulo, contra o River Plate, voltou com força à memória dos torcedores do clube nesta semana. E não é apenas porque o time encara uma equipe argentina (o Lanús) nas oitavas de final da edição deste ano, mas porque é a primeira vez que o autor do golaço está de volta a terras hermanas com a camisa do Vasco. Catorze anos mais velho, Juninho é ao mesmo tempo o símbolo de uma das maiores conquistados do clube e a esperança de que ela se repita esta temporada.

As diferenças, obviamente, são muitas. Naquela época, Juninho ainda era um jovem de 23 anos buscando seu espaço no futebol. Na Libertadores, sequer era titular absoluto. Mas o gol que garantiu o empate por 1 a 1 (o time havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0) e a vaga na final, mudou sua história no Vasco. De menino, Juninho virou o Reizinho na Colina. De aposta, se tornou esperança de títulos. Que vieram até sua saída conturbada no ano 2000. Doze anos depois, volta a ser depositada em seus pés a esperança de jogadas decisivas para buscar mais uma taça internacional para o Vasco.

As diferenças do Juninho de antes para o de agora não se limitam à idade e ao status com a torcida. Em 98, Juninho torcia para ser chamado para todos os jogos. Em 2012, foi poupado do primeiro jogo fora de casa e ficou fora dos outros dois por causa de uma cirurgia dentária. Apenas na fase decisiva foi convocado por Cristóvão Borges. A alegria de disputar o jogo internacional, entretanto, não foi suficiente para que fosse escalado para falar com a imprensa. Segundo a assessoria do clube, Juninho pediu para não dar entrevista antes do jogo. Porém, falou com a TV do Vasco sobre sua volta à Argentina com a camisa cruz-maltina:

- Eu não posso dizer que penso todo momento nisso, mas sempre que eu encontro com algum torcedor do Vasco eles me lembram desse gol. Nunca imaginei que se tornaria tão marcante esse gol. Eu sei que foi importante, mas estou jogando, jogando bem, e procuro fazer o melhor. Eu sei que fiquei na história, mas espero ter alguma coisa ainda para fazer.

E essa coisa a fazer, segundo o jogador, é conquistar mais títulos. Ele espera que, aos trinta e sete anos, ainda possa ser uma referência em campo, não só por sua história, mas também por seu futebol.

- Para mim, é monumental voltar ao Vasco e estar com trinta e sete anos jogando nesse nível. Nem eu acreditava que ia conseguir recuperar esse nível que eu consegui aqui no Vasco. A camisa parecia que esteve sempre comigo. Aliás, ela sempre esteve. Essa geração que ganhou a Copa do Brasil ficou na história também e merece o crédito de confiança da torcida. Antes de parar, gostaria de ser campeão pelo Vasco. Vou lutar para isso.

Felipe relembra momento do gol

Companheiro de Juninho em 1998 e também agora, Felipe diz que não costuma guardar muitas lembranças das partidas, mas recordou que essa partida contra o River foi muito especial para o time daquela época.

- A gente conseguiu uma vitória sensacional contra o River Plate, que tinha um bom time. O importante é que esses bons fluidos nos ajudem. Foi um jogo muito difícil. Todo mundo falava que era a final antecipada. O gol do Juninho nos ajudou a conseguir a classificação para a final. Foi um momento de muita alegria – relembra.

Com a vitória, por 2 a 1, conquistada em casa, o Gigante da Colina joga por um empate em Buenos Aires para se classificar. Caso o time argentino vença por 1 a 0 ou por dois gols de diferença, segue na competição. Vitória do Lanús por um gol, mas com o Vasco marcando dois ou mais gols (3 a 2, por exemplo) dá a vaga ao time carioca. Se a equipe da casa vencer também por 2 a 1, a decisão irá para os pênaltis. A Rede Globo transmite a partida ao vivo. Vasco e Lanús se enfrentam a partir das 22h (horário de Brasília).

Juninho, sentado, durante treino do Vasco na Argentina


Fonte: GloboEsporte.com