Escuta da PF sugere possível manipulação em jogo da Série B de 2009

Sexta-feira, 04/05/2012 - 10:20

Investigação da Polícia Federal sobre o suposto vazamento de informações do órgão por parte do agente Marcílio Teles de Queiroz, de Fortaleza, acabou respingando em uma partida da Série B do Campeonato Brasileiro de 2009. Foi autorizada a escuta de conversas telefônicas do acusado, suspeito de passar detalhes de operações da PF a pessoas ligadas a prefeituras cearenses – que estariam desviando recursos federais. Em um dos diálogos, é citado o jogo entre Ceará e São Caetano, em 16 de junho daquele ano, pela sétima rodada. A equipe cearense ganhou por 2 a 1 – sua primeira vitória na competição.

O diálogo que faz referência à partida é entre Marcílio Teles e Tarcísio Vieira Mota, então secretário municipal da cidade cearense de Eusébio. Nele, Tarcísio diz que o Ceará vai ganhar o jogo do São Caetano, porque, segundo o inquérito, “os árbitros disseram que vai dar tudo certo”.

Confira a transcrição da Polícia Federal:

DIA 16/06/2009 (19:05:45) - "TELES pergunta se TARCÍSIO está mais tranqüilo no negócio do futebol. TELES pergunta se TARCÍSIO vai para o jogo. TARCISÍO diz que talvez vai. TELES diz que esteve conversando com a presidência do Ceará e ele disse que os torcedores do Ceará podem ficar tranqüilo, pois o time ganha hoje. TARCÍSIO dá graças a Deus. TELES pergunta se o torcedor número um do Ceará vai hoje. TARCÍSIO diz que ele vai amanhã. TELES pergunta se TARCÍSIO falou com ele. TARCÍSIO diz que sim. TARCÍSIO pergunta se amanhã à tarde eles se vêem. TELES se despede dizendo que eles se vêem no estádio."

DIA 16/06/2009 (19:12:06) - "TARCÍSIO diz que vai dar um recado para ACILON viajar tranqüilo, diz que recebeu um telefonema agora dizendo que o time do ceará está limpo, o time do Ceará hoje vai ganhar tudo, os árbitros disseram que vai dar tudo certo. ACILON diz que vai para o jogo. TARCÍSIO comenta que Deus é bom com eles. ACILON fala que está no hospital."

Porém, Polícia Federal e Ministério Público Federal concluíram que o diálogo era uma conversa cifrada – inclusive citaram que as palavras usadas não são rotineiras no futebol. Ou seja: o jogo do Ceará teria sido usado para disfarçar o real teor do diálogo, sem qualquer efetiva manipulação de resultado – embora o texto abra a possibilidade de as duas coisas terem acontecido. O nome citado por eles é Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio.

A defesa de Marcílio Teles, porém, sustentou o que dizem as conversas: que efetivamente se tratavam de diálogos sobre a partida. Para o Ministério Público, a defesa tentou afastar um delito argumentando que os réus cometeram outro delito.

Naquela partida, não há erros decisivos de arbitragem. Os três gols foram normais. Depois daquilo, o Ceará emendou bons resultados e conseguiu o acesso à Primeira Divisão. O presidente do clube, Evandro Leitão, diz que as conversas flagradas pela PF não têm poder para colocar suspeitas sobre a campanha do clube.

- Jamais compactuaria com uma situação dessas. Uma citação dessas, que o processo indica ser codificada, não vai macular a imagem daquela campanha brilhante que fizemos em 2009. O Ceará não está preocupado com isso – disse ele.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM não conseguiu contato com o árbitro daquela partida, João Alberto Gomes Duarte.

Fonte: GloboEsporte.com


Grampo em caso de corrupção esbarra em jogo do Ceará em 2009

Uma investigação por vazamento de informação da Polícia Federal e corrupção no interior cearense envolve a campanha do Ceará na segunda divisão em 2009 que levou o time ao acesso à Série A.

Um diálogo sugere manipulação de resultados em favor do time nordestino. Mas nem a PF nem o Ministério Público Federal acreditam na hipótese.

Para policiais e procuradores, o futebol é usado como linguagem cifrada para tratar de casos de corrupção. Por isso, não investigaram o caso.

O processo judicial na Justiça cearense relata diálogo entre Marcílio Teles de Queiroz, agente da PF, e o empresário Tarcísio Mota Filho. O policial diz que os torcedores podem ficar "tranquilos, pois o time [Ceará] ganha hoje". Referia-se a jogo com o São Caetano.

Em outro diálogo, Tarcísio diz a um outro interlocutor que os "árbitros disseram que tudo vai dar certo." O Ceará ganhou o jogo. Para a PF, o empresário se referia, em código, ao fato de as operações da polícia não terem atingido seus aliados.

A defesa de Teles diz que, de fato, houve armação em favor do Ceará. A juíza diz que a linguagem é estranha ao futebol, embora não descarte que tenha havido manipulação.

Fonte: Folha de São Paulo