Duelo entre Vasco e Botafogo vale taça e confirmação da boa campanha

Domingo, 29/04/2012 - 12:06

O Botafogo está invicto há 21 partidas na temporada. O Vasco também mostrou sua força ao chegar à terceira decisão consecutiva de um turno do Campeonato Carioca. Mas seja em General Severiano ou em São Januário, a certeza é uma: as boas campanhas são sustentadas por títulos. Com este pensamento, as duas equipes entram em campo neste domingo, no Engenhão, às 16h (de Brasília), para a decisão da Taça Rio. O vencedor - que pode sair em disputa de pênaltis, caso haja empate após 90 minutos - decidirá o estadual com o Fluminense, campeão da Taça Guanabara.

Nas estatísticas, o Gigante da Colina tem larga vantagem de vitórias no geral do confronto, mas o Glorioso costuma levar a melhor em confrontos decisivos. Foram oito finais disputadas, com sete títulos para o Alvinegro e apenas um para os cruz-maltinos. Na última vez em que disputaram um troféu, o Alvinegro venceu por 2 a 0 e conquistou a Taça Guanabara de 2010.

Aliás, o Vasco não celebra a conquista de um turno do estadual desde 2004, quando foi campeão da Taça Rio. O Cruz-Maltino é o maior vencedor deste troféu ao lado do Flamengo, ambos com oito títulos. Neste domingo o Botafogo vai em busca de sua sexta Taça Rio. A última vitória foi em 2010, quando derrotou o rubro-Negro por 2 a 1 e sagrou-se campeão carioca por antecipação.

Wagner do Nascimento Magalhães apita o duelo. Ele será auxiliado por Luiz Antônio Oliveira e Rodrigo Figueiredo Correa. A Rede Globo transmite a partida ao vivo para RJ, ES, PB, SE, MA, RN, AL, PI, DF e Região Norte. O SporTV 2 e o Premiere também exibem o encontro. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

AS ESCALAÇÕES

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira vai escalar um time ofensivo na ausência do volante Renato, machucado. Fellype Gabriel, que atuou na posição em boa parte do jogo contra o Bangu, receberá a mesma missão contra o Vasco. O Alvinegro vai entrar em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Andrezinho, Elkeson e Maicosuel; Loco Abreu.

Vasco: o técnico Cristóvão Borges não confirmou, mas a tendência é que repita a escalação que venceu por 3 a 2 o Flamengo, pela semifinal da Taça Rio. Dessa forma, jogadores como Juninho Pernambucano, Allan e Carlos Alberto devem seguir no banco de reservas. O Gigante da Colina deve enfrentar o Botafogo com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

QUEM ESTÁ FORA

Botafogo: o volante Renato sofreu uma forte torção no tornozelo esquerdo e vai desfalcar o time. Além dele, Jobson, com dores musculares, também não estará à disposição.

Vasco: Dedé segue em recuperação de um edema ósseo na perna direita. A tendência é que volte a campo em pouco mais de uma semana. O atacante Carlos Tenorio ainda está em tratamento após ruptura do tendão de Aquiles do pé direito.

FIQUE DE OLHO

Botafogo: autor de três gols na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, na fase de classificação da Taça Rio, Fellype Gabriel tem sido um dos destaques do time na temporada. Desta vez, atuará como segundo volante.

Vasco: destaque do clássico contra o Flamengo, Felipe é a principal peça de articulação do meio-campo com o ataque. Saem de seus pés a maior parte dos passes que alimentam os atacantes vascaínos.

O QUE ELES DISSERAM

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Estamos confiantes no que fizemos até agora. Vou reviver com os jogadores esses momentos que passamos para que não esqueçam como conseguimos chegar até aqui. O grupo está muito mobilizado e com uma concentração extraordinária. Precisamos ter atenção. Tudo isso aumenta a possibilidade de termos um grande jogo"

Cristóvão Borges, técnico do do Vasco: "Depois de chegar às fases decisivas do Carioca e se recuperar na Libertadores, nosso time está mais confiante e sabe o que quer. Por outro lado, sabemos que se ainda não conquistamos o título, é porque falta alguma coisa. Então, é preciso fazer algo diferente e melhor para ganhar."

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* O clássico Botafogo x Vasco tem sido garantia de muitos gols. Desde o último 0 a 0, pelo Campeonato Brasileiro de 2006, as duas equipes se enfrentaram 17 vezes, com média de gols de 3,6 por jogo. Nesses últimos 17 jogos, foram marcados 61 gols, com sete vitórias do Botafogo, cinco empates e cinco vitórias vascaínas.

* Botafogo e Vasco decidiram títulos em oito oportunidades. O time de São Januário só venceu uma decisão, a Taça Guanabara de 1965. Nas demais sete decisões, o Botafogo levou a melhor.

* Há oito anos o Vasco não conquista um turno no Campeonato Carioca. A última conquista vascaína foi em 2004, quando levantou a Taça Rio após vencer o Fluminense por 2 a 1. Ainda assim, o time é o maior vencedor da Taça Rio, ao lado do Flamengo.

* O Engenhão já foi palco de oito jogos entre Botafogo e Vasco, com três vitórias do Vasco, três empates e dois triunfos do Botafogo.

ÚLTIMO CONFRONTO

No dia 18 de março, Botafogo e Vasco se enfrentaram pela quarta rodada da Taça Rio no Engenhão. Em noite inspirada de Fellype Gabriel, o Botafogo levou a melhor e derrotou o rival por 3 a 1, com três gols do jogador escolhido para substituir Loco Abreu horas antes da partida. Fellipe Bastos descontou para o Vasco, que ainda teve um pênalti perdido por Juninho - Jefferson defendeu. O Vasco atuou com time misto.



Fonte: GloboEsporte.com