Rodolfo confia na reação: 'Tenho qualidade e sei que sou bom'

Segunda-feira, 23/04/2012 - 17:35

Rodolfo tem como um de seus princípios não levar para casa os problemas do trabalho. Mas nas última semanas, até mesmo Brenda, de 5 anos, e Giovanna, de 2, percebiam o abatimento do pai. As seguidas falhas afastaram o zagueiro do time titular do Vasco e o deixaram profundamente abalado. No entanto, em meio às cobranças pela recuperação e por substituir o lesionado Dedé sem causar danos à equipe, o jogador sobreviveu. Na vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo, no último domingo, a felicidade geral do grupo tinha, para ele, o sentimento de vitória pessoal.

O zagueiro de 29 anos diz não gostar de esconder sentimentos e opiniões. Assim como confessou o abatimento pelos erros, também afirmou ser suficientemente bom para acreditar na volta por cima. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Rodolfo agradeceu o apoio do Vasco em sua recuperação e garantiu que a partir de agora, com a forma física muito perto da ideal, a torcida verá realmente quem foi o zagueiro contratado no início de 2012.

- Não joguei em grandes clubes à toa. Tenho qualidade e sei que sou bom. Por isso, tenho confiança em voltar a mostrar meu melhor futebol - disse.

Rodolfo persegue Vagner Love em vitória do Vasco sobre o Flamengo, no último domingo: terceiro jogo seguido como titular


Após cometer algumas falhas e assumi-las, você deixou a equipe titular. Como foi esse período de afastamento?

Sou uma pessoa alto astral e contagio meus companheiros com isso, mas fiquei muito abatido. É uma novidade na minha carreira, nunca havia passado por nada parecido. Acabei levando essa tristeza para casa, e minha família sentiu isso também. Mas já passei por muitas dificuldades na vida e nunca mudei a maneira de conduzir minha família. Então, consegui manter o controle. No clube, tive o apoio de todos: jogadores, presidente e do Cristóvão. Num momento como esse, muitas vezes um abraço pode atrapalhar, porque deixa você mais sentimental. Mas o carinho de todos me ajudou muito.

Como é entrar em campo sabendo que, depois de tudo o que aconteceu, sua margem de erro precisa ser ainda menor?

O frio na barriga é muito importante para o jogador. Enquanto ele sente isso, tem a certeza de que ainda que pode render. Quando não tem, é porque não pode mais fazer sua função. Cada um tem sua maneira de pensar, mas eu gosto de desafios. E jogar pelo Vasco é um grande desafio. A cobrança é enorme, porque é um grande clube que viveu um longo período sem títulos. Mas encaro tudo com tranquilidade, porque estou preparado e certo de que vou cumprir meus objetivos aqui.

Qual é seu pensamento a cada vez que recebe uma nova chance de ser titular do Vasco?

Sempre me cobrei muito. Acho que por isso, para mim os erros têm uma proporção ainda maior. Então, naquele momento buscava uma solução rápida e não encontrava. Agora, encaro cada jogo como se fosse o primeiro da minha carreira. Fiquei parado durante a maior parte do ano passado por causa de uma lesão grave, e isso me prejudicou. Com a inatividade, o zagueiro perde tempo de bola, perde malícia. Para mim, agora todo jogo é uma final.

Ainda é possível jogar sem deixar de pensar em tudo o que aconteceu?

Agora sinto que estou na mesma condição física dos outros jogadores do grupo. Mas ao mesmo tempo sei que não tenho mais 20 anos e estou sujeito a outras lesões. Digo com tranquilidade que aquela é uma página virada. Não esqueço o que aconteceu e não uso como desculpa para nada, mas passei uma borracha e agora meu sentimento é de recomeço no Vasco. Não preciso provar nada para ninguém a não ser para mim mesmo. Não joguei em grandes clubes à toa. Tenho qualidade e sei que sou bom. Por isso, tenho confiança em voltar a mostrar meu melhor futebol.

Desde que Dedé passou a ser desfalque – por causa de um edema ósseo na perna esquerda –, a defesa passou a sofrer uma cobrança maior. Como é atuar tendo que substituir um ídolo e principais nomes do grupo?

Não sou hipócrita em dizer que o Dedé não faz falta. Com certeza é um excelente jogador, mas eu e Renato Silva estamos nos entrosando a cada partida e temos feito bons jogos. Procuro jogar futebol e ficar tranquilo, pois fui titular na maior parte da minha carreira. Espero me firmar novamente na equipe e seguir com essa sequência de partidas.

Fonte: GloboEsporte.com