SÃO JANUÁRIO, ORGULHO DOS VASCAÍNOS, COMPLETA 85 ANOS

Sexta-feira, 20/04/2012 - 21:00

Neste sábado, 21 de abril, completam-se 85 anos da inauguração do Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário, fruto de um esforço memorável dos sócios vascaínos na década de 1920. Em 2007, por ocasião do 80º aniversário do estádio, a NETVASCO preparou um Especial em que resgatava, com detalhes, toda a expectativa em torno da inauguração da praça de esportes, então a maior da América do Sul, e a cronologia dos acontecimentos daquele dia histórico para o esporte brasileiro. Relembre:


Aquele dia 21 de abril de 1927, uma quinta-feira, feriado de Tiradentes (instituído em 1890), amanheceu diferente no Rio de Janeiro, então capital da República. Afinal, não era todo dia que se inaugurava o maior estádio do continente. Por isso a expectativa atingia não só os orgulhosos vascaínos, que haviam conseguido construir sua "casa" com recursos 100% próprios, como toda a comunidade esportiva brasileira. Todos os grandes jornais abriram espaço para o grande acontecimento esportivo do ano.

O Globo (edição vespertina de 20/04/1927)

"INAUGURA-SE AMANHÃ O MAGESTOSO 'STADIUM' DO VASCO DA GAMA"

Correio da Manhã

"UMA DATA GRANDIOSA PARA O SPORT NACIONAL"
"O Club de Regatas Vasco da Gama inaugura hoje o seu magestoso stadium de São Januário"

Gazeta de Notícias

"O GRANDIOSO ACONTECIMENTO SPORTIVO DE HOJE"
"A inauguração do magestoso stadium do C. R. Vasco da Gama"

Jornal do Brasil

"UM GRANDE DIA PARA O SPORT CARIOCA"
"Inaugura-se, hoje, o magestoso stadium do Vasco da Gama - O Vasco enfrentará o Santos"

O Imparcial

"INAUGURA-SE HOJE O IMPONENTE ESTÁDIO DO VASCO DA GAMA"

O Jornal

"O MAIS BRILHANTE ACONTECIMENTO SPORTIVO DO ANO"
"O Vasco da Gama e o Santos em sensacional prova interestadual inaugurarão o stadium de S. Januário"

O Paiz

"VASCO DA GAMA INAUGURA HOJE O SEU STADIUM, QUE É O MAIOR DA AMÉRICA DO SUL"


Ao meio-dia os portões de São Januário foram abertos ao público pela primeira vez. O Estádio Vasco da Gama, construído em apenas 10 meses e 15 dias (a pedra fundamental fora lançada em 6 de junho de 1926) pela firma Christiani & Nielsen (dinamarquesa, fundada em 1904, iniciou suas atividades no Brasil em 1917 e em 1988 foi incorporada à Carioca Engenharia, passando então a se chamar Carioca Christiani-Nielsen Engenharia) a partir de um projeto do arquiteto português Ricardo Severo (1869-1940) e localizado na Rua Abílio (cujo nome atual é General Almério de Moura), no bairro de São Cristóvão, seria inaugurado. Abaixo, a cronologia dos acontecimentos desse dia histórico para todos os vascaínos.

12h - Os portões do estádio são abertos ao público.

Preços dos ingressos

Camarotes                            60$000  (60 mil réis)
Cadeiras de Pista "A"                12$000  (12 mil réis)
Cadeiras de Pista - Outros setores   10$000  (10 mil réis)
Arquibancadas                         5$000   (5 mil réis)
Gerais                                3$000   (3 mil réis)

Locais de venda

Casa Alberto    Praça da República, 66    (Alfaiataria) 
Casa Campos     Rua Sete de Setembro, 84  (Artigos de Vime)
Casa Retroz     Rua Uruguaiana, 97        (Armarinho)
Casa Sportsman  Rua dos Ourives, 25       (Artigos Esportivos)

Para se ter uma idéia dos preços cobrados, em novembro de 1928 era lançada a Revista "O Cruzeiro", cujo primeiro número tinha como preço de capa 1$000 (mil réis). Ou seja: um ingresso de arquibancada para a inauguração de São Januário custou o mesmo que cinco exemplares da revista que se consolidaria como a mais importante do Brasil na primeira metade do século XX (a inflação entre abril de 1927 e novembro de 1928 foi próxima de zero).

Capacidade

Arquibancadas         25.000 lugares
Cadeiras para Sócios  22.000 lugares
Cadeiras de Pista      1.500 lugares
Tribuna de Honra          80 lugares
Poltronas                 24 lugares

Total                 48.604 lugares

O grande número de ingressos de arquibancada postos à venda apesar de as arquibancadas em curva atrás do gol ainda não terem sido construídas (Ver Galeria de Fotos abaixo) é explicado pelo fato que de que, na época, as pessoas que ficavam nesse setor assistiam aos jogos em pé, e não sentados, ocupando assim menos espaço. Sentar-se nas arquibancadas era um luxo a que os torcedores de antigamente só se permitiam quando o público do jogo era reduzido.

A título de comparação, o maior público pagante oficial da história de São Januário foi verificado no dia 19/02/1978, Vasco 0 x 2 Londrina, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 1977: 40.209 pagantes.


14h (inicialmente prevista para 13h) - Preliminar de basquete entre C.R. Vasco da Gama e Associação Cristã de Moços (ACM).

A preliminar de basquete foi jogada numa quadra montada numa das cabeceiras do campo, ao ar livre. As duas equipes lideravam a Série A do Campeonato Carioca de Basquete da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), embora o Fluminense tenha acabado como campeão daquele ano. O Vasco triunfou por 22 a 18, após terminar o primeiro tempo perdendo por 12 a 10. Era a primeira vitória vascaína em sua nova praça de esportes. E de virada.

Os times foram os seguintes (entre parênteses, a pontuação de cada jogador):

VASCO DA GAMA: Muniz Freire (2), Benito Denizans, Nelson Paes (8), Zeferino Grillo (2) e Jayme (8). Entraram: Antônio Rainha (2), Adelino e Lourival.

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS: Salvador Calvente, Drewx, Cerqueira (7), Souza (2) e A. F. Barros (6). Entraram: Amaral Silva (3) e Mário Conde.

O árbitro foi Pedro Câmara.


14h30min (inicialmente prevista para 14h) - Preliminar de tênis, duplas mistas.

Num jogo de duplas mistas, Antônio Teixeira e a Sra. Teixeira derrotaram Carlos Lopes e a Sra. Stella Leal por 2 sets a zero, parciais de 6/4 e 6/2. A quadra de tênis havia sido montada ao lado da quadra de basquete, numa das cabeceiras do campo, também ao ar livre.

15h25min - Chega ao estádio o Major José Manuel Sarmento de Beires, aviador português que acabara de atravessar o Atlântico a bordo do "Argos" e convidado de honra para o evento.

José Manuel Sarmento de Beires, nascido em 04/09/1892 em Lisboa, já havia entrado para a história da aviação portuguesa em 1924 ao realizar a primeira ligação aérea entre Lisboa e Macau (na época uma dependência de Portugal, hoje incorporado à China) quando, às 19h08min do dia 16 de março de 1927, acompanhado de Jorge de Castilho, Manuel Gouveia e Duvalle Portugal, deixou Bubaque, na Guiné, rumo ao Brasil a bordo do "Argos", um avião de 3.100kg com capacidade para 3.600 litros de combustível. Chegaram a Fernando de Noronha no dia seguinte, após percorrer 2.595km sobre o Oceano Atlântico em 18 horas e 11 minutos. Anos mais tarde, por motivos políticos, Sarmento de Beires chegaria a ser preso em Portugal, mas foi reabilitado e homenageado ainda em vida. Faleceu na Cidade do Porto em 08/06/1974 aos 81 anos.

15h40min - O Vasco da Gama, trajando camisas pretas, calções brancos e meias pretas, entra em campo com uma grande bandeira homenageando os times da AMEA (América, Bangu, Botafogo, Brasil, Flamengo, Fluminense, São Cristovão, Syrio e Libanez e Villa Izabel, além do próprio Vasco). Logo depois entra em campo o time do Santos, vestindo camisas brancas, calções brancos e meias pretas.

C.R. VASCO DA GAMA

Neste jogo histórico, o Vasco teria em sua formação cinco remanescentes dos duros tempos de segunda divisão e também dos títulos de 1923 e 1924: Nélson, Paschoal, Torterolli (os três primeiros vascaínos a integrar a Seleção Brasileira, em 1923), Bolão e Negrito. Por outro lado, apenas cinco dos onze ainda estariam no time no título carioca de 1929: Hespanhol, Nesi, Paschoal, Itália e Russinho (os dois últimos ainda disputariam a Copa do Mundo de 1930 no Uruguai), além do reserva Tinoco. O craque do time era, sem dúvida, Russinho, o primeiro vascaíno a atingir a marca de 100 gols. A camisa do Vasco era totalmente preta (daí o apelido do time na época, "camisas negras"); a faixa diagonal só apareceria 10 anos depois.

Titulares

Apelido       Nome completo

Nélson        Nelson da Conceição
Hespanhol     Francisco Gonçalves
Itália        Luiz Gervazzoni
Nesi          Luiz Ferreira Nesi 
Bolão         Claudionor Correia
Badú          José Lopes
Paschoal      Paschoal Silva Cinelli
Torterolli    Nicomedes Conceição
Gallego       Carlomagno Borges da Silva
Russinho      Moacyr Siqueira de Queiroz
Negrito       Alípio Martins

Reservas

Apelido       Nome completo

Lino          Lino Teixeira
Tinoco        Alfredo Alves Tinoco
Bahianinho    Daniel Augusto Madaleno
Gonçalves     n.d.

Técnico: Harry Welfare (1888-1966)
(inglês, ex-jogador do Fluminense)

SANTOS F.C.

Liderado pelos atacantes Araken Patusca, único jogador do futebol paulista a disputar a Copa do Mundo de 1930 no Uruguai e conhecido como "Le Danger" ("O Perigo" em francês), e Feitiço, que em 1936 jogaria (e seria campeão carioca) no Vasco, o Santos apresentava seu ataque que ficaria conhecido como "Ataque dos 100 gols" ao assinalar este exato número de tentos em apenas 16 jogos (média de 6,13) no Campeonato Paulista de 1927. O time praiano terminaria como vice-campeão, apenas um ponto atrás do Palestra Itália (atual Palmeiras).

Titulares

Apelido       Nome completo

Tuffy         Tuffy Neugen
Bilú          Virgílio P. de Oliveira
David         n.d.
Alfredo       Alfredo Pires
Julio         Julio Almeida 
Hugo          Hugo Pandori 
Omar          Omar de Moraes
Camarão       Annibal Torres 
Feitiço       Luiz Mattoso
Araken        Araken Patusca
Evangelista   João Evangelista

Reservas

Apelido       Nome completo

Ballio        Argemiro Ballio
Pimenta       Renato Pimenta 
Américo       Américo Ratto 
Morba         A. Morba
Siriri        José Torres
Paiva         José Paiva

Ténico: Urbano Caldeira 
(santista histórico, dá nome ao estádio da Vila Belmiro)

O árbitro da partida seria Carlos Martins da Rocha (1894-1981), o Carlito Rocha, que presidiria o Botafogo entre 1948 e 1951.


15h45min - Auxiliados pelo presidente do Vasco, Raul da Silva Campos, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), Oscar Rodrigues da Costa, e o Major Sarmento de Beires descerram a fita (nas cores preta e branca) inaugural do Estádio de São Januário. A multidão aplaude demoradamente.

Por ocasião da inauguração oficial do estádio, a diretoria do Vasco divulgou a seguinte mensagem aos sócios:

"Após a realização de um trabalho contínuo e efficaz, em que admiravelmente têm-se conjugado dirigentes e dirigidos, tem o Vasco da Gama a opportunidade de entregar ao gozo de seus associados e ao apreço da população esportiva do Rio de Janeiro a primeira e principal parte de seu estádio.

A construção que ora se inaugura representa bem a dedicação e o esforço de todos os associados e é a estes que, neste dia, cumprimos o grato dever de saudar e agradecer-lhe a valiosa contribuição que deram ao seu club.

Scientificando-os desses propósitos aos dirigentes, têm estes, ainda, o grato dever de lhes fazer mais um apello para que continuem a dar a mesma contribuição para assim se levar a bom e immediato termo a obra projectada.

A vós, pois, consócios, as saudações e os agradecimentos da directoria."

Directoria do Club de Regatas Vasco da Gama

A diretoria se referiu à "primeira e principal parte do seu estádio" porque as arquibancadas em curva, atrás do gol, ainda não haviam sido construídas, como mostram as fotografias tanto do pontapé inicial do jogo Vasco x Santos quanto das próprias arquibancadas ainda em construção no dia 12 de junho de 1927. (Ver Galeria de Fotos abaixo)


16h - Chega ao estádio, acompanhado de sua comitiva, o Presidente da República, Washington Luís Pereira de Sousa, que é ovacionado pelos presentes.

Várias fontes trazem a informação de que o presidente Washington Luís (1869-1957) teria negado permissão ao Vasco para importar cimento belga, ao contrário do que fizera poucos anos antes em relação ao Hipódromo Brasileiro, atual Hipódromo da Gávea, construído a partir de 1920 (algumas fontes indicam 1921) e inaugurado em 11/07/1926. Entretanto, esta "discriminação" pode ter tido uma explicação muito simples: precisamente em 1926, ou seja, entre as duas obras, a Companhia de Cimento Portland iniciava a produção de cimento no Brasil.

Além do presidente Washington Luís, vários ministros de Estado estiveram presentes à inauguração de São Januário. Porém, uma ausência foi sentida: a do prefeito do Distrito Federal, Antônio da Silva Prado Júnior, adversário político do então presidente da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), entidade que regia o futebol carioca.


16h05min (inicialmente previsto para 15h30min) - O Vasco vence o "toss" e escolhe o campo à direita da tribuna de honra (hoje conhecido como o campo da piscina, ou da capela, ou do placar eletrônico). O Santos tem, portanto, o direito de dar a saída. O presidente da CBD, Sr. Oscar Rodrigues da Costa, dá o pontapé inicial. Tem início o jogo inaugural do Estádio Vasco da Gama (São Januário), Vasco da Gama x Santos.

O primeiro tempo foi equilibrado e terminou com o placar de 1 a 1:

Vasco 0 x 1 Santos - Evangelista - 19' do 1º tempo

Julio passa a Araken que aciona Feitiço; ele dribla Bolão e chuta forte, de longe; Nélson defende parcialmente e EVANGELISTA pega o rebote para fazer o gol inaugural de São Januário.

Vasco 1 x 1 Santos - Negrito (cabeça) - 44' do 1º tempo

Nesi rouba a bola de Araken e lança Paschoal, que dribla Hugo e cruza para Russinho, que passa, de cabeça, a NEGRITO, que, também de cabeça, faz o primeiro gol do Vasco em São Januário.


16h50min - Termina o primeiro tempo de Vasco da Gama x Santos, com o placar de 1 a 1. Um lanche, com direito a champanhe, é servido ao Presidente da República, Washington Luís, nas tribunas do estádio.

Estatísticas do 1º tempo

Evento               VASCO  SANTOS

Escanteios a favor     2      3    
Arremates a gol       11      9    
Impedimentos           0      0    
Faltas cometidas       3      1

O Vasco volta para o segundo tempo com uma alteração: Bahianinho entra no lugar de Negrito, o autor do gol vascaíno.


17h05min - Começa o segundo tempo de Vasco da Gama 1 x 1 Santos.

O Vasco só conseguiu manter a partida equilibrada até a metade do segundo tempo. A partir daí o Santos disparou no placar e o time da casa só voltou a reagir quando já era tarde demais:

Vasco 1 x 2 Santos - Feitiço (cabeça) - 19' do 2º tempo

Itália cede escanteio; Evangelista cobra e FEITIÇO, de cabeça, deixa o Santos novamente na frente no placar.

Vasco 2 x 2 Santos - Gallego - 22' do 2º tempo

Torterolli recebe de Badú e serve Russinho, que passa a GALLEGO; ele recebe entre os beques do Santos, gira e chuta rasteiro, no canto, para empatar novamente o jogo.

Vasco 2 x 3 Santos - Omar - 27' do 2º tempo

Camarão chuta forte e Nélson defende parcialmente, ficando por alguns instantes fora da meta. OMAR domina e, em meio a uma confusão na área, chuta cruzado para pôr o Santos pela terceira vez à frente no marcador.

Vasco 2 x 4 Santos - Araken - 33' do 2º tempo

ARAKEN recebe de Feitiço e chuta de perna esquerda, à meia altura, fazendo o quarto gol do Santos.

Vasco 2 x 5 Santos - Evangelista - 42' do 2º tempo

Alfredo avança pela esquerda e passa a EVANGELISTA, que chuta forte e cruzado. A bola ainda bate na quina da trave direita antes de entrar. (Na época os postes da trave ainda não eram circulares.)

Vasco 3 x 5 Santos - Paschoal - 44' do 2º tempo

Torterolli passa por Bilú e lança PASCHOAL, que chuta forte para fechar o marcador.


17h50min - Termina o jogo, com o placar de 5 a 3 para o Santos. O presidente Washington Luís deixa o estádio e é bastante aplaudido pela assistência.

Estatísticas do jogo

                          VASCO            SANTOS
                                                                      
Evento                1ºT  2ºT Total    1ºT  2ºT Total

Escanteios a favor     2    0    2       3    1    4
Arremates a gol       11    6   17       9    6   15
Impedimentos           0    1    1       0    3    3 
Faltas cometidas       3    3    6       1    1    2

No dia seguinte todos os jornais deram destaque à inauguração do estádio, calculando entre 25 mil e 50 mil o número de espectadores presentes.

O Globo (edição vespertina de 21/04/1927)

"INAUGUROU-SE, BRILHANTEMENTE, O STADIUM DO VASCO DA GAMA"

Correio da Manhã

"UMA TARDE MEMORÁVEL NA HISTÓRIA DO SPORT NACIONAL"
"Foram inauguradas hontem, na presença de uma multidão calculada de vinte e cinco mil pessoas, as magestosas instalações do stadium do Club de Regatas Vasco da Gama"

Gazeta de Notícias

"A SOLENIDADE DE HONTEM DA INAUGURAÇÃO DO SUMPTUOSO STADIUM DO VASCO DA GAMA"
"Um espetáculo imponente"

Jornal do Brasil

"A INAUGURAÇÃO DO GRANDIOSO STADIUM DO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA"
"O Presidente da República assiste o match interestadual"

O Imparcial

"REVESTIU-SE DE GRANDE BELLEZA A INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO"

O Jornal

"A MEMORÁVEL TARDE INAUGURAL DO 'STADIUM' DO VASCO DA GAMA""O que foi a solenidade de hontem, com a presença do Presidente da República"
"A equipe do Santos Football Club venceu a da Cruz de Malta por 5 goals contra 3"

O Paiz

"A INAUGURAÇÃO DO STADIUM DO VASCO DA GAMA"
"Uma multidão de mais de 50.000 pessoas ovacionou o Presidente da República"


A partir desse dia a história é bem conhecida de todos. São Januário foi o principal estádio da América do Sul até 1930 (com a inauguração do Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai, para a 1ª Copa do Mundo), do Brasil até 1940 (ano da inauguração do Pacaembu) e do Rio de Janeiro até 1950 (com a inauguração do Maracanã). No período entre 1927 e 1950, sediou diversos jogos da Seleção Brasileira, incluindo o Campeonato Sul-Americano de 1949, bem como importantes acontecimentos políticos (discursos do Presidente da República Getúlio Vargas e do líder comunista Luís Carlos Prestes), cívicos (treinamento dos pracinhas que lutaram na II Guerra Mundial) e culturais (de concertos regidos pelo maestro Heitor Villa-Lobos a desfiles das escolas de samba). Ainda hoje, 80 anos depois de sua inauguração, São Januário é o maior estádio particular do Rio de Janeiro.


Galeria de Fotos


Diretoria do Vasco no ano de 1927. Sentado, no centro, está o presidente Raul da Silva Campos, ladeado pelos vice-presidentes Antônio de Almeida Pinho (à esquerda) e Manoel Joaquim Pereira Ramos (à direita).


Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, o Cardeal Leme (1882-1942), abençoa as instalações de São Januário em 3 de abril de 1927.


Fachada do Estádio Vasco da Gama em 1927.


Outro ângulo da fachada do Estádio de São Januário no ano de sua inauguração.


O time vascaíno posa para a posteridade com bandeiras dos 10 times da AMEA (algumas estão encobertas).


A equipe santista no gramado com seu uniforme de gala.


Auxiliados pelo presidente do Vasco, Raul da Silva Campos (à esquerda) o presidente da CBD Oscar Rodrigues da Costa (à direita) e o Major Sarmento de Beires (no centro) descerram a fita inaugural do Estádio Vasco da Gama.


O presidente vascaíno Raul da Silva Campos (de preto) ao lado do Presidente da República Washington Luís (de bengala) e diversas autoridades.


Cadeiras totalmente de madeira utilizadas nas sociais e tribunas do estádio, fabricadas em 1926 pela empresa Jorge Zipperer & Cia., em Rio Negrinho, (na época) distrito de São Bento do Sul (SC), uma das mais conceituadas da época no ramo de móveis.


Observado pelos santistas Feitiço e Araken, Oscar Rodrigues da Costa, presidente da CBD, dá o pontapé inicial do jogo Vasco x Santos. No centro da foto, o presidente vascaíno Raul da Silva Campos. As arquibancadas em curva ainda não existem.


Multidão se acotovela atrás do gol e nas arquibancadas.


Vascaínos atrás do gol e nas sociais do estádio.


Vasco x Santos em andamento, visto das sociais do estádio (composição de duas fotografias, o que dá a impressão de que o campo está "torto").


Página da Revista "O Malho" de 30 de abril de 1927 com uma retrospectiva fotográfica do evento.


A arquibancada em curva só começou a ser construída após a inauguração do estádio, como mostram a foto (tirada em 12/06/1927) e a respectiva legenda, reproduzidos do livro "Polyanthéa Vascaina".


Vista aérea de São Januário com a construção finalizada.


O Estádio de São Januário, com as arquibancadas em curva já em funcionamento, recebe cerca de 60 mil espectadores no dia 13 de novembro de 1927 para a decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções. Os Cariocas vencem os Paulistas por 2 a 1 e ficam com o título.


O Estádio de São Januário virou "garoto-propaganda" da firma construtora, a Christiani & Nielsen.



Fontes de Pesquisa

Jornais da época

A Noite, Correio da Manhã, Gazeta de Notícias, Jornal do Brasil, Jornal do Commercio, O Globo, O Imparcial, O Jornal, O Paiz.

Jornais atuais

Jornal dos Sports, Lance.

Revistas da época

Fon Fon, O Malho.

Livros

Malhano, Clara E. S. M. B. & Malhano, Hamilton Botelho. São Januário - Arquitetura e História. Ed. Mauad, Rio de Janeiro, 2002.
Polyanthéa Vascaina. Rio de Janeiro, 1927.
Rocha, José da Silva. Club de Regatas Vasco da Gama Histórico 1898-1923. Gráfica Olímpica Editora, Rio de Janeiro, 1975.

CD ROMs

Memória Social dos Esportes - Arquivos de São Januário.

Websites

Almanaque da Folha - http://almanaque.folha.uol.com.br
Associação Brasileira de Cimento Portland - http://www.abcp.org.br
Blog Futebol, Política e Cachaça - http://futepoca.blogspot.com
Carioca Christiani & Nielsen Engenharia - http://www.cariocaengenharia.com.br
Cronolgia Urbanização Rio de Janeiro - http://br.geocities.com/zostratus14/rio-urb.htm
Força Aérea Portuguesa - http://www.emfa.pt
Memória Viva - http://www.memoriaviva.com.br
Presidência da República - http://www.presidencia.gov.br
RSSSF Brasil - http://www.rsssf.com/brasil
Site Club de Regatas Vasco da Gama, de autoria de Mauro Prais - http://mprais.netvasco.com.br
Site oficial do Club de Regatas Vasco da Gama - http://www.crvascodagama.com
Site oficial do Santos Futebol Clube - http://www.santosfc.com.br
TNT Escritório de Arte - http://www.tntarte.com.br
(Obs.: Faz referência a Ribeiro, Mario de Azevedo. Construção do Hipódromo Brasileiro 1920 - 1926. Imprensa Nacional, Rio de Janeiro, 1944.)
Wikipedia (Português) - http://pt.wikipedia.org


Agradecimentos

Alexandre Mesquita, Deborah Silva, Eduardo Maganha.


Fonte: NETVASCO