Vasco tem média de 13,3 finalizações por jogo na Libertadores

Sexta-feira, 20/04/2012 - 08:52

Primeiro colocado geral da fase de grupos, com 15 pontos em seis jogos, o Fluminense realizou uma campanha praticamente irretocável até aqui na Copa Libertadores. Como vantagem, o time carioca poderá decidir a segunda partida nas fases eliminatórias sempre em casa. Um número, porém, destoa das vitórias e do bom aproveitamento: o ataque dos comandados de Abel Braga.

Mesmo com nomes como Fred, Thiago Neves, Wellington Nem e Deco, o Fluminense anotou apenas sete gols em seis jogos, o pior ataque entre todos os times classificados às oitavas de final, empatado com o Emelec, da Venezuela, que também marcou sete vezes.

O melhor ataque da Copa Libertadores até o momento pertence ao Nacional de Medellín, da Colômbia. O time do grupo 8 marcou incríveis 15 gols em cinco partidas e ainda conta com o artilheiro Dorlan Pabon, que anotou seis gols até aqui. O Corinthians aparece com o segundo ataque mais positivo, com 13 gols.

A explicação para o baixo número de gols do Fluminense pode estar no número de finalizações. Dos seis brasileiros da primeira fase, o time carioca aparece apenas na quarta colocação entre os times que mais chutam a gol, com 12,6 remates por partida, em média. O Corinthians lidera o quesito com 19,3 com Santos em segundo, com média de 15 chutes por jogo. O Vasco aparece em terceiro, com 13,3.

O artilheiro do time carioca é o capitão Fred, com dois gols em cinco partidas. Deco, Anderson, Rafael Sobis, Rafael Moura e Carlinhos também marcaram pelo Fluminense na primeira fase. Dos sete gols, dois foram de bola parada. Em 2008, quando também terminou na primeira colocação geral, o Fluminense anotou 11 gols em seis jogos.

Fonte: IG