Basquete: Confira entrevista com Pedro Guido, do time sub-19

Terça-feira, 17/04/2012 - 19:08

O Vasco é um clube que possui muita tradição no Basquete, mas nos últimos tempos não tem conseguido formar um time capaz de disputar os principais campeonatos do esporte no país, como o Campeonato Carioca e a NBB. Apesar de recentemente ter sido especulado um possível retorno do Gigante da Colina para o torneio nacional, nada mudou e vascaínos que são apaixonados pelo Basquete seguem sem poder ver o time que mais amam entrando em quadra.

Apesar de todo esse problema e das inúmeras dificuldades que os esportes amadores encontram hoje dentro do Vasco, algumas pessoas seguem lutando para manter o Basquete vivo dentro do clube. A maior prova disso é a participação maciça do cruzmaltino nos estaduais de base.

Com o objetivo de mostrar como é o atual panorama do esporte em São Januário, o site Torcida do Vasco inicia nesta terça-feira (17/04) uma série de entrevistas com pessoas ligadas ao mesmo. O primeiro entrevistado é o capitão da equipe sub-19 Pedro Guido. No bate-papo, que você pode conferir abaixo, Pedro fala sobre sua trajetória no esporte, seus sonhos para o futuro e faz um pedido para a torcida vascaína.

Confira a entrevista:

Quando começou sua trajetória no Basquete?

“Comecei a jogar basquete aos cinco anos no Colégio Hélio Alonso, onde a minha mãe dava aula. Jogava também num projeto da prefeitura chamado “Bola na Cesta”. Lá eu tive uma técnica que me mandou ir fazer um teste no Vasco da Gama. Fui federado no Vasco com 10 anos e iniciei minha trajetória no clube. Com 13 anos eu sai do Vasco e fui para o Tijuca Tênis Club. Lá fiquei dois anos jogando. Aos 15 anos voltei ao Vasco e estou nesse clube querido até hoje”.

Por qual motivo você resolveu investir no Basquete e não no futebol, que é o esporte mais importante do país?

“Foi amor à primeira vista. Quando eu vi um treino de basquete eu me apaixonei e falei: é isso que eu quero”.

Quais as maiores dificuldades que você enfrentou ao longo desse período?

“As minhas maiores dificuldades foram as lesões que tive no joelho e no tornozelo. Fiquei parado um tempo e para voltar ao pique de antes foi difícil. Graças a Deus meus pais sempre me apoiaram em tudo o que eu fiz e ainda mais no meu esporte. Não só meus pais, mas minha família toda, como meus avós, primos e padrinhos. Eu só tenho que agradecer a minha família”.

O Vasco possui uma tradição enorme no Basquete. O que significa para você treinar no clube?

“Para mim é uma honra treinar no Club de Regatas Vasco da Gama. Sei que já passaram grandes jogadores e que esses conquistaram muitos títulos importantes. Só de treinar aqui no Vasco eu já me sinto um privilegiado”.

Por qual motivo você deixou o Tijuca e voltou para o Vasco?

“Pela a comissão técnica. Ela é uma família para mim e o ambiente de trabalho também é muito bom”.

Ao longo de todo esse tempo do Vasco você conquistou algum título? Quais foram os momentos de maior alegria para você no clube?

“Fui campeão pré-mirim e vice no mirim”.

Quais são seus planos para o futuro? Pensa em se tornar jogador profissional?

“Meus planos são terminar minha faculdade e se tornar jogador profissional do Vasco”.

Você é o capitão da equipe juvenil do Vasco. O que você espera para essa temporada?

“Estamos treinando muito forte para fazer um ótimo campeonato e conquistar o título. Temos um ótimo técnico e que está fazendo um trabalho incrível”.

O que representa o Vasco para você?

“O Vasco para mim é mais do que um clube, é uma família. O Vasco é a minha segunda casa e eu tenho um carinho fora do normal pelo Vasco. Só tenho que agradecer ao Clube de Regatas Vasco da Gama”.

O que representa o Basquete para você?

“Basquete é a minha vida e não consigo ficar longe dele. Se um dia falassem para mim que eu não podia jogar mais basquete uma parte de mim ia morrer”.

Que mensagem você deixaria para o torcedor vascaíno?

“Vascaínos, não deixem de ir aos jogos dos esportes olímpicos, pois eles fazem parte do Vasco da Gama. Estamos passando por um momento difícil no clube, mas isso vai melhorar e quando melhorar o Vasco vai voltar a ser o número um em todos os esportes. Acreditem na gente”.

Fonte: Site Torcida do Vasco