Rubens Lopes fala sobre polêmica das 'expulsões' no último clássico

Segunda-feira, 16/04/2012 - 16:26

O presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, se posicionou abertamente nesta segunda-feira, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, sobre o julgamento dos jogadores do Vasco, marcado para esta quarta-feira, no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, em decorrência do tumulto no fim da derrota para o Flamengo, na 7ª rodada da Taça Rio. Para ele, segundo a súmula, não há relato de expulsões dos atletas cruz-maltimos citados pelo juiz.

- No meu entendimento, os atletas não foram expulsos porque é o que está escrito na súmula. Na súmula, que foi divulgada no site, todo mundo tomou conhecimento, ele diz textualmente que não houve expulsão de fato. Não conheço expulsão de direito. Se ele diz que não houve expulsão de fato, os atletas não foram expulsos - afirmou Rubens Lopes.

Na polêmica súmula da partida, o árbitro Wagner dos Santos Rosa relatou não ter tido condições de expulsar os atletas Fellipe Bastos, Rodolfo, Eduardo Costa, Diego Souza e Fagner em meio à confusão. No entanto, em documento anexado à súmula com a lista de jogadores do Vasco, constava a letra V (supostamente de vermelho) ao lado dos nomes dos cinco. No dia seguinte, a Federação alterou, com tinta corretiva, este documento, removendo as letras V ao lado dos cinco nomes citados. Depois de a imprensa ter noticiado o fato, a Ferj disse que não alterou a súmula porque a parte anexada não faria parte dela e que um funcionário da Federação cometeu um erro ao apagar os nomes.

Para o presidente da Ferj, Wagner dos Santos Rosa não deverá mudar o relato da súmula em seu depoimento no TJD. Vale lembrar, porém, que o advogado do árbitro garante que seu cliente relatou as expulsões na súmula e não apresentou o cartão vermelho "porque temeu uma atitude mais forte dos atletas".

- A não ser que no tribunal, ele (Wagner dos Santos Rosa) fale diferente. Penso que não vale se ele resolver mudar o que foi relatado na súmula. O árbitro faz a súmula, vai para casa e três dias depois está pensando diferente, isso não vale. Não acredito que ele fará isso - opinou Lopes.

No banco dos réus

A procuradoria do TJD-RJ ofereceu denúncia aos cinco jogadores do Vasco por agressão. Eduardo Costa, Rodolfo, Fellipe Bastos e Fagner também vão responder por ofensas. Os dois últimos ainda foram indiciados por invadir o campo de jogo após a partida. Assim, os cinco citados correm risco de ficar fora da semifinal da Taça Rio, contra o Flamengo, domingo, no Engenhão.

Fonte: GloboEsporte.com