PM se reúne com torcidas e reforça efetivo para jogos simultâneos

Sábado, 14/04/2012 - 13:38

Preocupado com a rodada de amanhã, em que todos os jogos serão realizados de forma simultânea, o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) solicitou um aumento no efetivo de policiais e fez alguns alertas.

A principal preocupação do Gepe é evitar encontros de torcidas organizadas de clubes rivais em diversos pontos da cidade. De acordo com o Tenente Coronel Fiorentini, comandante do Gepe, serão aproximadamente 110 policiais a mais para esta rodada. Ele lembra que, além disso, os batalhões responsáveis pelas áreas dos estádios envolvidos (Engenhão, São Januário, Moça Bonita e Raulino de Oliveira - Volta Redonda) estarão monitorando todas as movimentações dos torcedores.

- Todos os comandantes estão avisados. No jogo do Fluminense, será o batalhão de Volta Redonda. Aqui no Rio, teremos o apoio do 14º em Bangu, do 3º no Engenhão e do 4º em São Januário - disse.

Fiorentini ressalta ainda que teve uma reunião com os representantes das organizadas cariocas e avisou que haverá punição para aquelas que desobedecerem o que foi previamente combinado ou tentarem intervir no deslocamento de outra torcida no caminho para o estádio.

- O Flamengo joga no Engenhão. Então, todos sabem que a torcida pegará o trem. O Vasco joga em Bangu, mas os vascaínos sabem que não poderão pegar o mesmo ramal do trem. Teremos um monitoramento e, se soubermos de alguma torcida que está querendo arrumar confusão, tomaremos as medidas iniciais e depois iremos puní-las, como já fizemos anteriormente - garantiu, afirmando que a rotina das organizadas terá alterações, evitando, assim, aglomerações momentos antes do jogo:

- Elas não vão fazer a concentração. Cada torcida vai direto para os seus respectivos jogos.


Bate-Bola com Tenente Coronel Fiorentini

COMANDANTE DO GEPE, AO LANCE!

Nesta última rodada teremos jogos no mesmo horário acontecendo no Rio de Janeiro. Há algum planejamento especial?

Já conversamos com as organizadas. Tivemos um episódio no clássico entre Botafogo e Fluminense em que um torcida do Botafogo tentou fazer uma emboscada à tricolor e foram punidos. A torcida que tentar intervir no roteiro, será punida.

Terá um aumento no número de policiais na ruas?

Precisei de um contingente especial dentro dos estádios. Vou receber apoio em São Januário e no Engenhão. O Gepe fará sozinho o jogo do Vasco, em Bangu, e o batalhão de Volta Redonda nos ajudará no jogo do Fluminense, que acontece no Raulino de Oliveira

Você teria uma estimativa de quantos policiais a mais estarão trabalhando nestes eventos?

No Engenhão, estou recebendo mais ou menos o que receberia normalmente, 40 pessoas. Também serão 40 dando apoio em São Januário. Já em Volta Redonda serão 30. Dá um total de 110 policiais. Além disso, vamos monitorar os passos dessas torcidas. Cada torcida que saia do seu local e vá para o seu respectivo jogo sem intervir em outra torcida.

Fonte: Lance