VASCÃO VENCE NACIONAL NO URUGUAI E FICA EM 2º NO GRUPO: 1 A 0

Quinta-feira, 12/04/2012 - 23:51

O Vasco entrou no Parque Central, em Montevidéu, nesta quinta-feira, já classificado para as oitavas de final da Libertadores. Contudo, o time queria terminar a primeria fase em primeiro lugar do grupo para ter a vantagem de jogar a segunda partida em casa. A vitória por 1 a 0, entretanto, não foi suficiente. Com o triunfo do Libertad-PAR, por 2 a 1, sobre o Alianza Lima-PER, o time paraguaio garantiu a liderança por ter terminado com o mesmo número de pontos do Gigante da Colina (13), mesmo saldo (4), mas levar vantagem nos gols marcados (11 a 10).

O gol da vitória cruz-maltina foi marcado por Diego Souza e garantiu ao Vasco uma das melhores campanhas entre os segundos classificados (apenas Boca Juniors e Universidad de Chile podem o ultrapassar).O clube só saberá em que posição terminou e qual seu adversário no meio da próxima semana, quando se encerram os jogos da primeira fase.

O Vasco volta a campo no próximo domingo em busca da vaga para a semifinal da Taça Rio. O time encara o Nova Iguaçu, em Moça Bonita, precisando vencer para não depender de tropeços dos rivais para se classificar. O Gigante da Colina é o segundo colocado do Grupo B, com 11 pontos, um a menos que o líder Bangu.

O JOGO

Sem Juninho e Felipe, o Vasco apostou em um meio-campo de marcação. O time teve três volantes, com Fellipe Bastos mais avançado e Rômulo e Eduardo Costa mais defensivos. A ligação com o ataque seria feita por Diego Souza, mas, na prática, era Eder Luis quem ditava o ritmo de ataque do time. Mesmo com dificuldades, a equipe carioca era melhor, já que o Nacional esbarrava no próprio desentrosamento.

O Vasco se aproveitava disso e dominava as ações ofensivas. Com um bom passe, Eder Luis deixou Diegou Souza livre na entrada da área. O chute saiu rasteiro, mas foi defendido. Alecsandro demorou para chegar no rebote e perdeu a chance. Em jogada ensaiada, Bastos cobrou falta para a área, na direção da marca de pênalti. Rodolfo apareceu para completar de canhota, mas mandou para fora. Minutos depois, foi a vez de Feltri perder um gol. O lateral recebeu bom passe de Diego Souza, mas, na cara do gol, chutou cruzado e permitiu que o goleiro tocasse com a ponta do dedo.

Mesmo desperdiçando chances, o Vasco seguia melhor em busca de um gol que o colocasse em primeiro do grupo. E ele saiu. Só que no Peru, no duelo entre o Alianza Lima-PER e o Libertad-PAR. Christopher Hurtado abriu o placar para o Alianza e, com o empate no Uruguai, o Gigante da Colina ficava com mais pontos que a equipe paraguaia.

Mas o Vasco não queria depender do resultado do outro jogo e continuou buscando o ataque, mesmo que sem muita criação. Fagner mandou uma bomba de longe e quase fez um golaço. Mas foi o Nacional, mesmo sem ter criado quase nada, quem esteve mais perto do gol no primeiro tempo, quando Boghossian ganhou da zaga cruz-maltina e tocou para Aguirre. O meia encheu o pé e acertou a trave.

O segundo tempo começou sem mudanças nas equipes e com um ritmo lento. Os dois times tinham dificuldades de criar jogadas e nos primeiros quinze minutos só houve notícia relevante no outro jogo do grupo. O Libertad-PAR conseguiu empatar o duelo contra o Alianza Lima-PER e, com mais um gol, tomaria o primeiro lugar do Vasco.

Diego Souza parece ter sido informado do empate adversário e resolveu dar uma acelerada em campo. Com um bonito drible, fez tabelinha com Alecsandro e recebeu de volta na cara do gol. O camisa 10 chutou rasteiro, mas o goleiro Jorge Bava conseguiu tocar na bola e diminuir sua velocidade. Mas o meia foi atrás e empurrou para o gol. Na comemoração, trem bala da Colina e dancinha.

O Nacional tentou reagir e o técnico Marcelo Gallardo fez três substituições ao mesmo tempo. Um dos jogadores que entraram foi o ídolo Alvaro Recoba. E foi dele a melhor chance do time uruguaio. O meia driblou dois e chutou forte de longe. Fernando Prass fez boa defesa. Do Peru, chegou a notícia ruim. O Libertad-PAR virou o jogo e assumiu a liderança por ter marcado mais gols. Com isso, o Vasco precisava marcar mais um ou torcer para que o Alianza empatasse.

O time teve uma chance clara de ampliar, mas Eder Luis perdeu. Diego Souza recebeu na esquerda e tocou para o camisa 7 na pequena área. O atacante, entretanto, chutou em cima do goleiro, desperdiçando uma chance incrível. No rebote, Fellipe Bastos pegou forte, mas Jorge Bava fez boa defesa. E o gol fez falta. Sem conseguir ampliar, o Vasco não conseguiu terminar em primeiro do grupo já que o Alianza Lima não empatou com o Libertad.

GALERIA

Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro e Eder Luis
Alecsandro e Eder Luis
Fellipe Bastos
Fellipe Bastos
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Thiago Feltri
Thiago Feltri
Renato Silva
Renato Silva
Momento do gol de Diego Souza
Momento do gol de Diego Souza
Jogadores comemoram gol de Diego Souza
Jogadores comemoram gol de Diego Souza
Jogadores comemoram gol de Diego Souza
Jogadores comemoram gol de Diego Souza
Jogadores comemoram gol de Diego Souza
Jogadores comemoram gol de Diego Souza
Romulo
Romulo
Cristóvão Borges
Cristóvão Borges
Diego Souza
Diego Souza
Eder Luis
Eder Luis
Eder Luis
Eder Luis

VÍDEO


FICHA TÉCNICA

NACIONAL (URU) 0 X 1 VASCO DA GAMA

Local: Estádio Grán Parque Central, em Montevidéu (URU)
Data/hora: 12/4/2012, às 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Pablo Lunati (ARG)
Assistentes: Gustavo Esquivel (ARG) e Juan Belatti (ARG)
Cartões amarelos: Álvarez, Abero, Damonte (NAC); Alecsandro (VAS)
Gol: Diego Souza, 11'/2ºT (0-1)

NACIONAL (URU): Bava; García, Álvarez, Placente e Abero; Romero (Damonte, 16'/2ºT), Píriz, Calzada e Aguirre (Recoba, 15'/2ºT); Boghossian (Sánchez, 16'/2ºT) e Bueno. Técnico: Marcelo Gallardo.

VASCO DA GAMA: Fernando Prass; Fagner (Allan, 44'/2ºT), Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Eduardo Costa, Rômulo, Fellipe Bastos e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro (William Barbio, 33'/2ºT). Técnico: Cristovão Borges.

TROFÉU NETVASCO 2012

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Diego Souza8.224911º6.2784
Fagner7.28857.2862
Eder Luis7.0991*6.8868
Fernando Prass7.09326.8772
Thiago Feltri6.64796.4966
Romulo6.4393*6.3528
Renato Silva6.384610º6.4426
Fellipe Bastos6.300312º5.8303
Rodolfo5.837315º4.9366
10ºAllan5.77516.4491
11ºAlecsandro5.70276.5750
12ºWilliam Barbio5.01046.5355
13ºEduardo Costa4.613913º5.5858

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 676 | Ranking 2012

Fonte: NETVASCO (texto), Fox Sports (vídeo), Site oficial do Vasco (fotos), Yahoo (fotos), Lancenet (fotos, ficha)