Classificado, Vasco tenta liderança do grupo contra o Nacional

Quinta-feira, 12/04/2012 - 10:08

O primeiro objetivo foi cumprido há pouco mais de uma semana, com a vitória sobre o Alianza no Peru, que garantiu vaga nas oitavas de final. Nesta quinta-feira, às 21h50m (de Brasília), o Vasco encerra sua participação na primeira fase da Libertadores enfrentando o já eliminado Nacional, no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, com outra meta: confirmar a primeira colocação do Grupo 5.

Embora tenha os mesmos dez pontos do Libertad, o Vasco é o atual líder do seu grupo, pois leva vantagem nos gols marcados fora de casa (três contra dois dos paraguaios). Em todos os outros critérios de desempate há igualdade. Também nesta quinta-feira e no mesmo horário, o Libertad enfrenta o já eliminado Alianza em Lima.

Apesar de garantir uma atuação comprometida, o grupo do Vasco reconhece que não tira do pensamento o jogo contra o Nova Iguaçu. Além de ser a oportunidade da recuperação da derrota por 2 a 1 para o Flamengo, a equipe precisa vencer a partida deste domingo, em Moça Bonita, para garantir classificação à semifinal da Taça Rio.

O argentino Pablo Lunati apitará a partida, auxiliado pelos compatriotas Gustavo Esquivel e Juan Belatti. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

AS ESCALAÇÕES

Nacional: eliminado da Libertadores, o Nacional terá apenas Calzada como representante do time titular. E assim mesmo porque o meia cumprirá suspensão na próxima rodada do Campeonato Uruguaio. O técnico Marcelo Gallardo deve mandar a equipe a campo com Bava, Álvarez, Garcia, Placente e Abero; Romero, Piriz, Calzada e Aguirre; Boghossian e Bueno.

Vasco: mesmo com a classificação do Vasco para as oitavas de final assegurada, o técnico Cristóvão Borges decidiu levar ao Uruguai todos os jogadores em plenas condições. Entretanto, isso também quer dizer que há desfalques importantes e, por isso, poucas opções para a equipe que vai em busca da primeira colocação do Grupo 5 da Libertadores. O Vasco deve enfrentar o Nacional com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Romulo, Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

QUEM ESTÁ FORA

Nacional: o atacante Medina e o meio-campo Cabrera estão machucados.

Vasco: Juninho Pernambucano, que passou por uma cirurgia dentária, foi poupado. Felipe tem uma inflamação no ombro direito e Dedé se recupera de um edema ósseo na perna esquerda. Carlos Tenorio sofreu ruptura do tendão de Aquiles do pé direito. Nilton cumpre suspensão por ter sido expulso contra o Alianza Lima.

FIQUE DE OLHO

Nacional: a escalação de um time reserva permitirá ao goleiro Jorge Bava fazer sua primeira partida desde que retornou ao Nacional, em janeiro. A última vez que entrou em campo aconteceu há cerca de um ano, quando ainda defendia o Rosário Central, da Argentina.

Vasco: autor dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Alianza Lima, na última rodada, Fellipe Bastos está com o pé calibrado. Numa partida considerada difícil e atuando fora de casa, o volante pode ser uma arma importante nos lances de bola parada e nos chutes de fora da área.

O QUE ELES DISSERAM

Jorge Bava, goleiro do Nacional: “Para mim, o jogo é como uma final. Estamos eliminados, mas é uma grande oportunidade, e quero aproveitar. Ninguém gostaria de estar na nossa situação, mas temos as cores do Nacional a defender.”

Alecsandro, atacante do Vasco: “Vamos mostrar que viemos para vencer, conquistar o primeiro lugar do grupo e conseguir uma vantagem para a próxima fase. Apesar de termos uma partida decisiva no domingo, pelo Carioca, estamos focados no jogo contra o Nacional, que é uma equipe de tradição e que com certeza não vai querer perder em casa.”

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Esta é a segunda vez que Vasco e Nacional se enfrentam pela Libertadores. As duas equipes, porém, têm um histórico de 18 jogos ao longo dos tempos. Antes da vitória do Nacional por 2 a 1, em São Januário, os últimos confrontos foram válidos pela Copa Mercosul de 1999. Em casa, o Vasco venceu por 1 a 0. No Uruguai, o Nacional levou a melhor por 3 a 0.

* Dos 18 jogos entre Vasco e Nacional, dez foram realizados no Uruguai, onde a equipe local leva vantagem, com cinco vitórias e dois empates contra três vitórias vascaínas.

* Apenas dois dos 18 jogos entre Vasco e Nacional em toda a história terminaram sem vencedor. Os dois empates foram em jogos realizados em 1961 quando as duas equipes empataram por 1 a 1 e 2 a 2 no Uruguai.

ÚLTIMO CONFRONTO

No dia 8 de fevereiro, Vasco e Nacional estrearam na fase de grupos da Libertadores 2012 se enfrentando em São Januário. Na oportunidade, o time cruz-maltino pareceu nervoso com o seu primeiro jogo na competição internacional depois de 11 anos. Já os uruguaios aproveitaram, fizeram valer a tradição copeira e venceram por 2 a 1. Dedé (contra) e Vicente Sánchez marcaram para o Nacional. Alecsandro fez o gol do Vasco.



Fonte: GloboEsporte.com