Há 59 anos, Vasco conquistava Torneio Internacional do Chile

Quinta-feira, 05/04/2012 - 10:26


No dia 05/04/1953, o Vasco trazia mais um titulo conquistado no Chile, 5 anos após conquistar um dos seus maiores títulos nesse mesmo país, o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões de 1948, o Vasco conquistava o Torneio Internacional do Chile que contou com Vasco, Millionarios (representante da Colômbia) e o Colo Colo do Chile.

Esse titulo foi super importante para o Vasco, pois foi através de uma renovação do time, após o desmanche do Expresso da Vitória que havia conquistado tudo que poderia conquistar entre os anos de 1944 e 1952.

Mesmo assim, o Vasco ainda tinha alguns remanescentes do Expresso da Vitória, como o goleiro Barbosa, Augusto, Danilo, Ipojucan, Maneca, Friaça, Chico e Ely; ambos foram extremamente importantes para a nova geração de jogadores que surgia naquela época, como o maior xerife que o Vasco e a Seleção Brasileira já teve em sua zaga, Bellini; o atacante Vavá e Sabará que era o jogador com maior número de jogos com a camisa do Vasco até surgir o maior ídolo do Vasco, Roberto Dinamite.


Campanha:

02/04/1953 – Estádio Nacional – Vasco 2 x 1 Millionarios

Gols: Pelo Vasco: Friaça, Bonegas (contra); Pelo Millionarios: Bellini (contra)

05/04/1953 – Estádio Nacional – Colo Colo 0 x 2 Vasco

Gols: Pelo Vasco: Friaça, Chico

Elenco Campeão: Barbosa, Augusto, Haroldo (Bellini), Ely (Mirim), Danilo e Jorge; Sabará, Maneca, Friaça, Ipojucan (Alvinho, Vavá) e Chico (Ademir). Técnico: Flávio Costa

Santiago do Chile, 2 (Asapress)

A DELEGAÇÃO DO C.R. VASCO DA GAMA EM SANTIAGO

“Conforme noticiamos ontem, o Vasco triunfou na sua estréia em gramados chilenos abatendo o Millionarios, da Colômbia, pela contagem de 2 x 1. Não repetiu o Vasco a sua grande atuação de Domingo último em Buenos Aires, e, mais uma vez o seu ataque continua sentindo a falta de finalizadores, sendo que Vavá não está correspondendo a expectativa.

Barbosa foi a grande figura do quadro campeão carioca, autor de defesas sensacionais, principalmente nos últimos minutos de luta, quando garantia a vitória.

O quadro vascaíno foi dirigido por Augusto e Ademir. E de acordo com as determinações de Flávio Costa, foi feita a marcação em cima do pivot Rossi, o maior jogador do time colombiano. Maneca executou o piano, superando tecnicamente o grande centro-medio portenho, que, inclusive, sentiu tanto a superioridade de seu adversário que se irritou, cometendo faltas desnecessárias.

O cotejo, tecnicamente, foi fraco, mas o publico apreciou bastante as jogadas individuais de alguns valores que estiveram em ação.”

Santiago do Chile, 2 (Asapress)

O MILLIONARIOS QUERIA

“Os dirigentes do Millionarios, no final do encontro, procuraram os dirigentes do Vasco, propondo a realização de uma peleja revanche, na próxima semana, mesmo em Bogotá. Entretanto, Antônio Soares Calçada não aceitou o convite, uma vez que o regresso está marcado para terça-feira, rumo a Buenos Aires.”

Santiago do Chile, 2 (Asapress)

DOMINGO, VASCO X COLO COLO

“O Torneio Triangular prosseguirá na noite de amanhã, com o cotejo entre o Millionarios e o Colo Colo, enquanto no Domingo, á tarde, o Vasco enfrentará o Colo Colo.”

Conheça um pouco o atacante Chico, autor do gol da vitória na decisão e um dos heróis do Vasco nesta conquista:

Nome completo: Francisco Aramburu
Data de Nascimento: 07/01/1922 – Uruguaiana / RS
Data do Falecimento: 01/10/1997
Posição: Atacante, Ponta-esquerda

Chico foi um dos principais jogadores do Vasco de todos os tempos, um dos craques do Expresso da Vitória, curiosamente atuava com a camisa número 11, que bem mais tarde voltaria a ficar famosa no corpo de outro gênio da bola, Romário.

Jogador de extrema velocidade, também finalizava como poucos. Possuía um chute bastante potente com as duas pernas, o que deixava os marcadores ainda mais preocupados, pois a qualquer momento ele poderia finalizar e consequentemente decidir uma partida.

Fonte: Ao Vasco Tudo