Jovem volante Belchior deixa o Vasco e revela mágoa com a diretoria

Sexta-feira, 30/03/2012 - 14:11

O ano era 2009 e após uma partida do Campeonato Carioca juvenil o Vasco recebia uma péssima notícia: "Volante Belchior se lesiona e precisará fazer uma operação no joelho". Na época, todos que acompanhavam de perto as categorias de base do cruzmaltino lamentaram profundamente o acontecido, pois se tratava de um dos jogadores mais promissores do clube e que possuia passagens pelas Seleções Brasileiras de base.

O tempo passou e onze meses após sofrer a lesão, Belchior voltou a treinar no Vasco, agora já no elenco de juniores. Apesar do excelente retrospecto em sua trajetória pelo Gigante da Colina (Campeão Estadual Pré-Mirim em 2003, Campeão Estadual Mirim em 2005, Campeão Estadual Infantil em 2006 e Campeão da Copa Brasil Sub17 em 2008) e de ter sido titular e capitão em todas as categorias do clube, o jogador sumiu e não voltou mais a entrar em campo com a camisa vascaína.

Para entender um pouco mais sobre essa história, o Torcida do Vasco entrou em contato com o jogador, que teve seu contrato com o cruzmaltino encerrado na última segunda-feira (26/03), e descobriu que o mesmo acha que foi injustiçado. Vascaíno de coração, Belchior, hoje com 19 anos, disse que esperava ter sido mais valorizado pelo clube após sua lesão.

Confira uma entrevista exclusiva com Belchior:

Fale um pouco sobre sua trajetória no futebol.

“É muito simples minha trajetória no futebol: Vasco. O Vasco é o único clube onde eu joguei. Cheguei ao Vasco no ano de 2001 e fiquei até hoje. Graça a Deus, foram onze anos de Vasco com muita felicidade”.

Ao longo de todo esse tempo quais foram os seus melhores momentos com a camisa do Vasco?

“É muito difícil falar o meu melhor momento no Vasco, pois durante esse tempo fui muito abençoado com muitos títulos. Mas posso falar que a melhor fase foi quando fui pra Seleção Brasileira com o irmão ‘Felipinho’ (Phillipe Coutinho) e também fomos campeões juntos”.

Por qual motivo acha que não conseguiu chegar aonde todos esperavam que você iria chegar? Acha que a lesão te prejudicou ou foi mais alguma coisa? Fala um pouco sobre essa lesão

“Sim, essa lesão que eu tiver me prejudicou muito. Fiquei parado um ano, mas eu era promessa e esperava mais do Vasco. Desde que eu voltei da lesão não tive pelo menos uma oportunidade. Nem dá para falar ser eu sou bom jogador ou um perna de pau, pois nem me testaram no Juniores. Por isso que eu não entendo essa diretoria do Vasco. Eu fiz alguma coisa contra eles, mas isso faz parte. Futebol tem dessas coisas”.

Você acha que foi injustiçado?

“Pouco não, muito mesmo. Quase três anos de juniores e nesse tempo todo não vi o juniores ganha pelo menos um clássico e chegar ao título de algum campeonato. Então, não posso dizer mais nada. O trabalho está sendo bem feito”.

Imagino que quando você chegou ao Vasco e ganhou a Copa do Brasil ao lado do Phillipe Coutinho e do Willen seu sonho era se tornar profissional pelo Vasco e ajudar o clube que tanto ama. Correto?

“Claro. Esse sonho meu não surgiu quando eu cheguei no Vasco não. Já tinha comigo quando vim para o mundo (risos)”.

Desde quando você está completamente recuperado e em condição de jogo?

“Em 2011 já tinha condição de jogo, pois estava completamente recuperado”.

Você nem sequer treinava com o grupo de Juniores?

“Treinava com o grupo uma vez ou outra”.

Em algum momento você pensou em deixar o Vasco? Chegou a abrir mão de alguma proposta para ficar no clube?

“Tive algumas propostas boas para jogar em Portugal, a França e na Bélgica, mas tudo bem. Eu fico feliz comigo mesmo quando eu vejo que não estou jogando por falta de capacidade minha, mas sim por algo extra-campo. Quando eu falo extra-campo é porque sempre fui titular e capitão de todas as categorias do clube e de uma hora para outra, no juniores, fique três anos sem ter um única oportunidade. Então, só pode ser algo extra-campo”.

Tem alguém no Vasco que sempre te apoiou e você gostaria de mandar uma mensagem?

‘Tenho sim, todos os funcionários do Vasco da Gama”.

Fonte: Site Torcida do Vasco