Apesar de pedidos da torcida, Edmundo resiste: 'O corpo não acompanha'

Quinta-feira, 29/03/2012 - 12:37

Com a emoção à flor da pele, Edmundo admitiu que nem em seus melhores pensamentos imaginou uma atuação tão marcante. Autor de dois gols e com belas jogadas, Edmundo fez muitos torcedores do Vasco deixarem São Januário achando que aquela atuação mostrava que o ex-atacante poderia não fazer da partida contra o Barcelona de Guaiaquil a sua despedida. Mas para ele, a goleada por 9 a 1 na última quarta-feira provou que a decisão pela aposentadoria – que aconteceu em dezembro de 2008 – foi tomada no momento certo, apesar da dor de ver seu time de coração rebaixado para a Série B.

Por isso, ele garante que, mesmo ouvindo a multidão gritando pela sua permanência, não sentiu-se balançado a retomar a carreira. Agora às vésperas de completar 41 anos, Edmundo ainda citou Ronaldo como um exemplo do motivo pelo qual prefere dedicar-se exclusivamente à profissão de comentarista.

- Isso é coisa da torcida, que é paixão pura. Mas não tem razão de acontecer. Eu me despedi mesmo e agora estou feliz em outra profissão. Chega um momento em que você sabe exatamente o que vai fazer no campo, mas o corpo não acompanha. Felizmente eu sempre consegui me manter magro, até porque é algo genético, mas não conseguia mais acompanhar os outros jogadores. No caso do Ronaldo, por exemplo, era mais visível que o corpo dele não aguentava - disse, sorrindo.

Edmundo afirmou que jamais escreveria um roteiro tão perfeito, em suas palavras, da festa de despedida. Mais ainda uma atuação na qual pôde viver seus melhores dias: gols, passes, movimentação e entendimento com companheiros que o ajudaram a se consagrar.

- Depois de três anos e meio sem jogar, não esperava que pudesse ir tão bem. Joguei novamento com Juninho e Felipe e não acreditei que conseguimos nos entender só no olhar, como era antigamente. Meu corpo não aguentava mais para ganhar dos adversários na velocidade e na força. Faltou tempo de bola, mas acho que não "quebrei". Consegui jogar e fui premiado com dois gols. Em um, contei com ajudinha do juiz. No outro, revivi bons trempos - brincou Edmundo, referindo-se ao pênalti assinalado pelo árbitro mesmo com Thiago Feltri tendo sofrido falta fora da área.

E ainda no clima das recordações, Edmundo contou com a presença de Eurico Miranda em São Januário. Mesmo fazendo questão de convidar o ex-presidente, o Animal deixou clara a aprovação do trabalho do atual mandatário, um dos responsáveis por organizar sua festa de despedida.

- Fiquei contente por ele ter vindo. Ninguém tem dúvida do amor e do carinho do Eurico pelo Vasco. Mas também ninguém tem dúvida de que a entrada do Roberto (Dinamite) foi infinitamente melhor para o clube. Eu o convidei porque ele faz parte da minha história no Vasco, assim como outras pessoas. Nunca gostei de me meter em política, meu partido sempre foi o Vasco. Se eles são amigos ou não, é o que menos importa. Foi uma festa para o torcedor - frisou.

Edmundo deixa o campo de São Januário em sua despedida ouvindo os gritos de 'fica'


Fonte: GloboEsporte.com