Dinamite ajudou em cessão de terreno a associação de ex-atletas

Quinta-feira, 29/03/2012 - 08:53

Ex-atletas com dificuldades financeiras após terem encerrado as carreiras no esporte ganharam um alento esta semana. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), garantiu ao presidente da presidente da Agap-RJ (Associação de Garantia ao Atleta Profissional), Deley de Oliveira (PSC), a cessão de um terreno no bairro Recreio, na zona oeste do Rio. A área servirá para abrigar cursos para reintegrar os desportistas no mercado.

O acordo foi selado na segunda durante uma reunião que contou ainda com a presença do presidente do Vasco, Roberto Dinamite, e de ídolos do futebol como Zico e Jairzinho. Deley, que também é deputado federal e ex-jogador de futebol, já havia iniciado um movimento com os demais parlamentares para fortalecer a categoria. Agora, segundo ele, as articulações passam a uma nova fase:

- Só temos a agradecer o apoio do Eduardo Paes e de todos os companheiros que estão nesta luta. É muito duro ver ex-colegas de profissão em situação ruim, mesmo sabendo que eles guardam um potencial e experiência enormes. Isso vai começar a mudar - disse Deley.

O deputado ressaltou que o esporte é uma área com muito "glamour" e que pouco chega à população sobre as dificuldades dos atletas que não estão mais na ativa. "É muito difícil ver isso e é preciso que sejam tomadas iniciativas como esta. A partir de agora teremos mais recursos para pleitear parcerias e ajuda. Tenho certeza que vamos conseguir resultados muito bons em pouco tempo", disse o deputado.

Uma nova reunião com a equipe do prefeito Eduardo Paes está marcada para a semana que vem, mas está certo que o terreno vai abrigar cursos que possibilitem a integração dos ex-atletas com a sociedade. A ideia é que eles sejam qualificados e, depois, que a experiência acumulada ao longo dos anos no esporte seja revertida em programas que beneficiem a população. "Será uma troca", explicou Deley.

O presidente da Agap-RJ destacou ainda o fato de uma verdadeira seleção estar entrando em campo pela causa dos ex-atletas. "Joguei contra muitos desses amigos que agora estão ao nosso lado nesta luta. Além disso, estamos mobilizando muitos atletas que estão na ativa. Vamos mostrando que em um futuro não muito distante deles podem ser nossos clientes ou então parceiros. De uma forma ou de outra, vale a pena ajudar desde já", disse Deley.

Fonte: Diário do Vale