Gonçalves lembra 'rebolada' de Edmundo na decisão do Estadual 1997

Quarta-feira, 28/03/2012 - 09:39

Ao longo da carreira, Edmundo protagonizou grandes duelos com os zagueiros, como os de 97 com Gonçalves e Junior Baiano. A rivalidade nos clássicos do Vasco contra Botafogo e Flamengo ganhou ingrediente a mais com os três em grande fase, tanto que foram para a Copa do Mundo da França no ano seguinte. Se por um lado o Animal levou a melhor, por outro a recordação não é tão boa.

Donos de temperamentos difíceis, Edmundo e Junior Baiano já se enfrentavam nos tempos de Palmeiras e São Paulo e sempre saía faísca, além de lances mais ríspidos. Os dois voltaram a se encontrar em 97, com final feliz para o atacante na goleada por 4 a 1 sobre o Flamengo que garantiu o Vasco na final do Brasileiro.

Para ficar perfeito, Edmundo bateu o recorde de gols na competição naquela época ao marcar o 29º gol, com direito a drible em Junior Baiano antes de colocar no fundo da rede.

Mas nem sempre o Animal levou a melhor. Companheiros de Seleção, Edmundo e Gonçalves eram os destaques de seus times na final do Carioca e o atacante resolveu provocar o zagueiro com a ‘Dança da bundinha’ quando o Vasco vencia por 1 a 0.

“Eu estava tão concentrado que não vi a rebolada. Estava sempre atento porque não era fácil marcá-lo. Foi um dos atacantes mais difíceis que enfrentei. Só fui saber depois e achei que foi uma provocação para que eu fosse expulso. Só serviu para incentivar mais nosso time”, recorda Gonçalves.

A resposta veio depois. Motivado pela provocação, o Botafogo tirou forças para vencer por 1 a 0 e conquistar o título. Aí foi a vez de Gonçalves revidar.

“Eu comandei a dança de comemoração. Já tinha combinado com os jogadores de fazermos em frente à torcida do Vasco. Foi maravilhoso”.

Passaram-se quase 15 anos e o lance segue vivo, apesar de Edmundo preferir não falar dele: “Esquece isso (risos)”.

Já Gonçalves, sem mágoas, leva na esportiva e brinca: “Ele não é muito bom dançando, mas até que foi bem na rebolada. Está aprovado”.



Fonte: O Dia (texto), PFC/Youtube (vídeo)