Edmundo: 'Sei que vou reviver momentos muito felizes da minha vida'

Quarta-feira, 28/03/2012 - 07:14

A trajetória de 16 anos como jogador profissional de futebol chegou ao fim para Edmundo há mais de três anos. No entanto, o adeus ocorreu no ano em que o Vasco caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, o Animal entra em campo justamente para apagar o triste episódio e terá a oportunidade de defender o clube cruzmaltino pela última vez, contra o Barcelona de Guayaquil, às 19h30, em São Januário. Aos 40 anos, o ex-jogador se prepara para viver uma das maiores emoções da carreira.

Ele terá a oportunidade de jogar contra o adversário que sempre sonhou. Edmundo escolheu o clube equatoriano, pois não pôde enfrentá-lo na conquista da Copa Libertadores, em 1998 - na época havia sido transferido do Vasco para a Fiorentina-ITA. Mas o objetivo principal é apagar o rebaixamento para a Segunda Divisão em 2008. Buscar a redenção no jogo festivo mexe com o atual comentarista de televisão.

"É o jogo que gostaria de ter participado. Quando voltei para o Vasco, em 2008, era para encerrar a carreira, mas não da forma que foi. Aí, quando o Roberto [Dinamite, presidente] me chamou para fazer o jogo de despedida, perguntou contra quem gostaria de ter jogado e acertamos tudo. A festa vai ficar para o final. Antes e depois do jogo será à vera. A ideia é apagar aquela imagem de 2008. É preciso esse espírito vencedor. Será frustrante não conseguir a vitória", afirmou.

São Januário receberá um grande público para a festa. Até a noite da última terça-feira, 12.960 ingressos haviam sido vendidos. Inúmeras homenagens foram preparadas pela diretoria e torcidas organizadas. Ex-companheiros, dirigentes, familiares... Todos estarão na Colina Histórica prestigiando Edmundo. O primeiro desafio para fazer bonito é não se emocionar antes da partida.

"Esta semana está sendo diferente. Torcedores comprando os ingressos, vocês [imprensa] fazendo uma boa cobertura. Eu agradeço. Quando você está chegando a São Januário é uma sensação muito gostosa, o ônibus passa no meio do torcedor, e quando entra o estádio já está quase cheio. Sei que vou reviver momentos muito felizes da minha vida. Mas preciso conter para não me emocionar, pois quero jogar também", encerrou.

O Vasco vai entrar em campo com Edmundo vestindo a camisa 10, além de Juninho e Felipe entre os titulares. A única dúvida é o zagueiro Dedé, queixando-se de dores na panturrilha. No lado do Barcelona-EQU, o atacante Nicolás Asencio, que fez parte do time que perdeu a final de 1998, estará presente.

O técnico Luis Zubeldía não comandará a equipe no amistoso, pois o time enfrenta o El Nacional também nesta quarta-feira pelo Campeonato Equatoriano. Apenas Brayan de la Torre e Jorge Ladines, que fazem parte do elenco principal, estão escalados. O time será comandado pelos auxiliares Carlos Gruezo e Flavio Perlaza.

Fonte: UOL