Guardião do portão de São Januário não vê o Vasco jogar há 20 anos

Quinta-feira, 22/03/2012 - 11:19

O Vasco venceu o Libertad-PAR na noite desta quarta-feira, em São Januário, pela Taça Libertadores. Juninho e Alecsandro fizeram a alegria da torcida ao marcarem os gols da vitória por 2 a 0. Para alguns torcedores, no entanto, o jogo representou mais um dia de trabalho. Eles fazem parte de um grupo de vascaínos que, durante as partidas, estão quase sempre a serviço do clube, onde a sede social e o estádio se confundem.

Pedrinho, por exemplo, é funcionário desde 1989, ano do segundo dos quatro títulos brasileiros do Vasco. Ele é responsável por guardar o portão 16 de São Januário, pelo qual os carros só entram com autorização. Durante os jogos, a única forma de acompanhar os lances é através do rádio, já que permanece em seu posto de trabalho. A última partida ao vivo que assistiu da arquibancada foi há 20 anos.

- O último jogo do Vasco que eu vi aqui em São Januário, quando eu trabalhava no vestiário dos juízes, foi quando o presidente (Roberto Dinamite) jogava na Portuguesa. Foi Vasco contra a Portuguesa. Acho que foi em 1992 ou 1993. Depois que passei para o portão não vi mais, só pelo rádio.

No restaurante do clube, o movimento é pequeno durante os jogos. Seu Assis, há dez anos à frente da churrasqueira do local, consegue assistir ao time de coração pela televisão, mas costuma atender clientes durante o período.

- Às vezes eu dou uma olhadinha lá embaixo e depois subo, porque não posso largar a churrasqueira - conta o torcedor vascaíno.

Tatiane Pires, que trabalha na loja oficial de São Januário, consegue assistir aos jogos em uma arquibancada improvisada, na entrada do estabelecimento. De lá, consegue avistar o campo.

- A gente para para ver um pouco a partida, porque, claro, os torcedores compram as camisas antes - brinca.

Apesar de estarem tão perto dos ídolos, aqueles que estão a trabalho durante as partidas do Vasco em São Januário garantem que conseguem acompanhar o time. Mesmo que isso signifique dividir o ofício com a paixão.

O Vasco volta a campo novamente em São Januário para o jogo contra o Resende, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), pela 5º rodada da Taça Rio. Pela Libertadores, o time divide a liderança do Grupo 5 com o Libertad, com sete pontos, e enfrenta o Alianza Lima, na próxima terça-feira, no Peru.

Fonte: Sportv.com