Ataques mais positivos do Estadual, Botafogo e Vasco esperam noite de gols

Domingo, 18/03/2012 - 16:36

O clássico entre Botafogo e Vasco, marcado para às 18h30 deste domingo, no Engenhão, confronta as duas equipes mais efetivas do Carioca. Com um futebol solto, ambos marcaram 26 gols na competição e deixaram o galático Fluminense, com 24, para trás, nesta Taça Rio. A expectativa é de um jogo aberto, ainda que a derrota não seja nem sequer considerada nos dois lados. A média do Glorioso é ainda melhor, por ter uma partida a menos na conta: 2,36, contra 2,16 do rival. Nos confrontos do século, aliás, além do equilíbrio - sete vitórias para cada -, muitas goleadas e média de cerca de 3 redes balançadas por vez.

O meia Fellype Gabriel acredita que a torcida verá um grande espetáculo logo mais.

- São times com bastante gol, realmente, partidas boas de ser ver. O importante é sempre buscar as chances, o Oswaldo pede que tenhamos essa característica. Num clássico, sobram espaços e quem souber aproveitar vai sair com a vitória - analisou o jogador alvinegro, que deve ficar no banco de reservas e voltar no segundo tempo, após dois jogos como desfalque.

Um fato interessante é que, até há não muito tempo atrás, Botafogo e Vasco se notabilizaram por armar retrancas, na maioria das vezes eficientes. O atacante uruguaio Loco Abreu chegou a reclamar publicamente de seu ex-técnico, Joel Santana, hoje no Flamengo, por sempre atuar na base do contra-ataque, o que o deixava mais isolado e com raras oportunidades de gol. Caio Júnior não mudou tanto este estilo no Brasileirão de 2011, apesar do sucesso e de algumas goleadas.

Já os cruz-maltinos venceram compromissos e se mantiveram na ponta do campeonato, sob o comando de Cristóvão Borges, com quatro volantes na escalação. Isso chegou a ser motivo de contestação, mas deu certo e o auxiliar de Ricardo Gomes calou os críticos.

- Estou buscando recuperar o melhor futebol. É uma alegria voltar em um time que está encaixando bem de novo, ofensivo e organizado. Ano passado tudo deu certo e agora espero repetir esse sucesso. A velocidade sempre foi uma de nossas armas - apontou Eder Luis, que retorna ao posto de titular do ataque, na vaga de William Barbio.

Embora tenha feito um treino voltado para a defesa no último sábado, Oswaldo de Oliveira admite que a movimentação em seu ataque, que torna a se aproximar do ideal, depois de alguns jogos muito desfalcado, é alvo de preocupação. Ele quer surpreender o Vasco e também investiu tempo no trabalho de orientação a seus comandados, participando ativamente dos treinos.

- Este tipo de treino (posicionamento dos atacantes) é para ajudá-los a criar situações de jogo. Tem sido importante para nós termos variação ofensiva, não ficarmos presos na lateral ou no meio. Inversão e passagem constantes são importantes - destacou Oswaldo.

Fonte: GloboEsporte.com