Trajetória de Oswaldo de Oliveira serve de inspiração para Cristóvão

Sábado, 17/03/2012 - 09:12

Neste domingo, Oswaldo de Oliveira e Cristovão Borges estarão em lados opostos no Engenhão, porém, o técnico botafoguense parece ter deixado uma trilha pronta para o vascaíno. Afinal, assim como o comandante de General Severiano, o fiel parceiro de Ricardo Gomes inicia sua trajetória como treinador assumindo a condição numa situação emergencial.

Oswaldo começou a trabalhar com Vanderlei Luxemburgo como auxiliar-técnico em 1997. No ano seguinte, foi junto com o treinador para o Corinthians. Após a Copa do Mundo, Luxa assumiu a Seleção e começou a acumular funções com o Timão. No fim do ano, deixou o clube. Foi aí que, vez ou outra, Oswaldo passou a mostrar seu trabalho.

Em janeiro de 99, assumiu oficialmente a equipe mas, em fevereiro, Evaristo de Macedo chegou. O experiente treinador não resistiu, ficou apenas dois meses e saiu. Oswaldo, então, entrou e emplacou de vez, sendo campeão paulista e brasileiro na temporada. Em 2000, alcançou o ápice, obtendo o título mundial.

Cristovão ainda está no início da trajetória, mas assumiu o Vasco em momento delicado após o AVC de Ricardo. Foi semifinalista da Copa Sul-Americana e vice-campeão do Campeonato Brasileiro do ano passado.

No início da semana, se pegou pensando nesta coincidência com Oswaldo de Oliveira:

– Lembrei disso também. Lembrei de como aconteceu. É inspirador, bacana, legal. Espero que essas coisas boas possam acontecer comigo também. O início é um caminho parecido. Não sei se terei a capacidade e competência que ele teve.

O técnico do Botafogo não tem dúvidas de que Cristovão terá êxitos em sua carreira:

– O Cristovão é uma grata surpresa. Ele estava há bastante tempo com o Ricardo e tem muito conhecimento sobre o futebol. Ele demonstrou, com a saída do Ricardo, que tem qualidade. Em algumas oportunidades, fez o Vasco jogar até melhor do que vinha jogando. Ele certamente terá um futuro brilhante.

Trajetória dos treinadores

Oswaldo de Oliveira

Estudioso
Oswaldo entrou no futebol após se formar em educação física, em 1975. No mesmo ano, tornou-se preparador físico do Bonsucesso.

Caminho aberto
No início de 99, Luxemburgo saiu do Corinthians e o auxiliar Oswaldo assumiu como interino. Evaristo chegou, ficou dois meses, e foi demitido. Oswaldo virou treinador.

Ganhou o mundo
Após ser campeão paulista e brasileiro em 1999, ele chegou ao título mundial comandando a equipe corintiana, no ano seguinte.

Cristovão Borges

Ex-jogador
Cristovão iniciou a carreira de atleta em 1977, no Bahia. Passou por Grêmio, Fluminense e Corinthians. Parou em 1994, no Rio Branco-SP.

No susto
O então auxiliar chegou ao comando da equipe cruz-maltina após o AVC sofrido pelo técnico Ricardo Gomes, em agosto do ano passado.

Buscando espaço
Como treinador, Cristovão ainda busca uma conquista de grande expressão. Ano passado, foi vice do Brasileiro e eleito o melhor treinador da competição.

Bate-Bola
Oswaldo de Oliveira - técnico do Bota, em coletiva


Como você está encarando o clássico contra o Vasco?

Clássico é clássico. Será um jogo decisivo e toda partida a gente entra para vencer e ganhar moral. Mais do que isso, precisamos da classificação para a semifinal.

Você pensa em colocar o Jobson como titular?

Agora descarto iniciar a partida com ele, já que estava parado há sete meses e ele sentiu ao entrar nos dois últimos jogos. É natural. Não conseguiu manter o ritmo e demonstrou cansaço.

Como foi a recuperação dos jogadores que ficaram no Rio?

Fiquei três dias fora e agora é preciso organizar tudo. Vou pegar o relato de tudo o que aconteceu com eles. Loco vai jogar, Andrezinho e o Fellype também.

Você terá retorno de alguns jogadores. Como vai escalar o time?

Terei muitas possibilidades. Ainda vou pensar um pouquinho se inicio só com o Loco no ataque, ou com o Herrera também.

Bate-Bola
Cristovão Borges - Técnico do Vasco em entrevista coletiva


O que você tem a dizer sobre o Oswaldo de Oliveira?

É um excelente treinador, conhecedor de futebol, estudioso, capacitado e tem uma maneira de conduzir o trabalho maravilhosa. Eu sou fã do trabalho e da maneira como ele conduz. Acompanho, não só de agora, mas já há algum tempo. Desde quando ele estava no Japão. Eu estava nos Emirados e via muita coisa. Tinha amigos que trabalharam lá no Japão e ficava sabendo.

O Oswaldo serve de exemplo?

Pessoas assim, como o Oswaldo, são um grande espelho e nós aprendemos bastante.

E quanto ao time que vai começar jogando o clássico, já decidiu? Pode escalar Rômulo, Allan e Eder Luis juntos como titulares?

Pode ser. Eu ainda estou analisando o jogo, a nossa visão de time. É que o Botafogo tem mexido muito por causa de lesões nesses dois jogos que fizeram. E devem acontecer outras mudanças. Temos de esperar.

Fonte: Lancenet