Futebol Paralímpico: Vascaíno convocado para treinos visando Londres

Sexta-feira, 16/03/2012 - 18:24

A Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) divulgou, nesta semana, a lista de convocados para um período de treinos visando as ParaOlimpíadas de 2012, que serão disputadas em Londres, entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro.

Entre os convocados, está o vascaíno Marcos Yuri Cabral da Costa, que é atleta do Futebol de 7 (modalidade disputada por portadores de paralisia cerebral).

No Futebol de 7 não existe impedimento e o arremesso lateral pode ser feito com as duas mãos ou só com uma, rolando a bola no chão como no boliche.

O tamanho do campo de grama (natural ou sintética) é de 55 metros de largura por 75 metros de comprimento. As traves são menores que as utilizadas no futebol convencional (2 metros de altura por 5 metros de largura). O Futebol de 7 é jogado em dois tempos de meia hora, com um intervalo de 15 minutos. Cada equipe tem sete jogadores em campo, inclusive o goleiro, e mais 5 reservas.

Apesar do nome sugerir, essa é uma deficiência motora e não mental. A paralisia cerebral prejudica de várias formas a capacidade motora dos atletas. Porém, diferentemente dos deficientes mentais, eles não apresentam comprometimento intelectual.

Jogam futebol de 7 os atletas das classes C5 a C8, sendo obrigatória a presença de um atleta C5 ou C6 em todos os momentos do jogo a fim de manter o equilíbrio entre as equipes.

Fonte: Site oficial do Vasco