Jornalistas paraguaios contam o que Vasco pode esperar contra Libertad

Segunda-feira, 12/03/2012 - 11:07

O próximo jogo do Vasco na Copa Libertadores será contra o Libertad-PAR e para saber mais da equipe sul-americana, foram entrevistados o jornalista do portal D10 Nicolás Benitez (NB) e Victor González (VG) jornalista do site Teledeportes Paraguai. Ambos afirmaram que se trata de uma equipe muito competente e talentosa, mas o Vasco não precisa temer o estádio ou a pressão de seus torcedores.

O que a equipe do Vasco pode esperar dos torcedores do Libertad e do estádio Dr. Nicolás Leoz? Há muita pressão?

(NB) O estádio em si dá para pressionar o adversário, as arquibancadas ficam perto do campo, mas os torcedores do Libertad não se destacam muito por serem vibrantes. O estádio tem um bonito gramado.

(VG) O campo do Libertad é pequeno, de nível e arquibancadas baixas e muito próximas ao gramado. É para cerca de 10 mil espectadores. Em partidas da Copa Libertadores geralmente leva de 4 a 5.000 pessoas, não mais que isso. Mas agora como o rival é o Vasco, talvez o estádio esteja cheio. Eu não acho que há muita pressão, porque a torcida "vai de acordo com o resultado", se o Libertad não está vencendo, os torcedores começam a se incomodar.

Qual é o estilo de jogo e o sistema tático utilizado pelo Libertad?

(NB) O Libertad abre bem o jogo, tem uma defesa sólida e laterais que se projetam bem no ataque, um meio-campo de boa contenção e com bons meias de criação. O ataque é muito competente, (Pablo) Velázquez e (Cristian) Menéndez são muito efetivos. O goleiro é Rodrigo Muñoz, terceiro goleiro da seleção uruguaia.

(VG) O Libertad joga com o 4-4-2 clássico e circulam muito a bola.

Quais são os pontos fortes e fracos da equipe paraguaia?

(NB) Os pontos fortes eu citei todos acima, os pontos fracos são muito poucos, talvez a juventude da dupla de zaga seja uma delas.

(VG) Eles pressionam muito do meio pra frente e tem os 2 meias exteriores (Gamarra e Civelli) que são quase pontas quando a equipe ataca. Usam muito a velocidade de seus pontas e meias. Os volantes (Topo Cáceres e Aquino) são fortes que recuperam a bola e fazem o time jogar. O ponto fraco é na defesa. Tem 2 zagueiros (Bareiro e Benegas) com pouca experiência já que os 2 mais experientes estão se recuperando de lesões, Sarabia e Bizera.

O que o Libertad e a imprensa paraguaia conhecem do Vasco?

(NB) Como se viu no último jogo do Vasco com o Alianza Lima, a imprensa paraguaia pensa que o Libertad tem grandes condições de vencer os dois.

Fonte: Blog A Cruz de Malta