Felipe é punido pelo STJD e está fora dos 2 primeiros jogos do Brasileiro

Quinta-feira, 08/03/2012 - 15:26

Flamengo e Vasco já podem contabilizar desfalques para os dois primeiros jogos do Campeonato Brasileiro. No dia em que a CBF divulgou a tabela do campeonato, os departamentos jurídicos dos dois clubes estiveram em atividade no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e conseguiram uma vitória parcial. Por maioria de votos, o Pleno reduziu de quatro para dois jogos de suspensão as penas aplicadas aos jogadores Renato Abreu, do Rubro-negro, e Felipe, do Cruzmaltino.

Com esta nova decisão, Renato está impedido de enfrentar o Sport (20/05) e o Internacional (27/05), enquanto Felipe não pode ser escalado contra Grêmio e Portuguesa, nas mesmas datas dos jogos do Flamengo.

Entenda o caso:

Pelo clássico carioca na última rodada do Brasileiro de 2011, Felipe foi acusado de desrespeitar a arbitragem. Passados os 45 minutos do segundo tempo, o jogador, que havia sido substituído no intervalo da partida, invadiu o campo e contestou de forma acintosa com a arbitragem, que marcou seis minutos de acréscimos. O meia teria dito as seguintes palavras para Péricles Bassols: “Você é um c..., um ladrão safado. Eu sei onde você treina e vou te pegar”.

Ainda de acordo com a súmula do jogo, Renato sofreu uma falta e contestou a arbitragem por não advertir seu adversário com um cartão amarelo. Pela reclamação, foi expulso aos 45 minutos do segundo tempo. Ao deixar o campo, o meia permaneceu com as reclamações, xingando o árbitro Péricles Bassols repetidas vezes com as seguintes palavras: “Você é um safado”. Além disso, o jogador teria partido em sua direção, dizendo que lhe daria “porrada”.

Felipe e Renato Abreu foram suspensos por “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva, desrespeitando os membros da equipe de arbitragem, ou reclamando desrespeitosamente contra suas decisões”, como prevê o artigo 258, § 2º, inciso II, do CBJD. A pena varia de uma a seis partidas de suspensão.

No julgamento do dia 21 de dezembro, em sessão da Quarta Comissão Disciplinar, por maioria de votos, os jogadores pegaram quatro jogos de gancho, mas não chegaram a cumprir partida alguma desta punição.

Fonte: Site Justiça Desportiva