Confira curiosidades sobre o Alianza Lima, adversário do Vasco nesta 3ª

Terça-feira, 06/03/2012 - 15:22

O Vasco enfrentará pela primeira vez o Alianza Lima em jogo válido pela Copa Santander Libertadores. O FOX Sports transmitirá a partida nesta terça-feira, às 21h45, ao vivo e com exclusividade na TV por assinatura. O Alianza Lima, clube mais velho da Primeira Divisão peruana, perdeu para o Libertad por 4 a 1 na primeira rodada e é o 4º do grupo 5.

Com 111 anos de história, o Alianza Lima é considerado o “time do povo” no Peru, já que o futebol, na época da fundação do clube, era praticado apenas pela elite peruana. Com a difusão do esporte por todo o país, o Alianza Lima, inicialmente Sport Alianza, foi criado ser o time dos trabalhadores.

O fato mais curioso da história do clube foi exatamente a escolha do nome. “Alianza” era o nome do estábulo, de propriedade de Augusto Leguía, que mais tarde se tornaria presidente do Peru, onde um grupo de rapazes se reuniu e decidiu criar um time de futebol. O nome Alianza Lima surgiu de uma votação popular, substituindo assim o antigo Sport Alianza.

Hoje, o clube passa por uma crise financeira e alguns jogadores, inclusive, foram embora do clube.

A tragédia de Ventanilla

Em 1987, o Alianza Lima partia firme rumo a mais um título nacional quando uma tragédia alterou os rumos do time.

O dia era 7 de dezembro de 1987 e os “Blanquiazules”, como são conhecidos, conquistaram uma importante vitória em cima do Deportivo Pucallpa por 1 a 0, na casa do adversário.

Na volta para casa, a poucos quilômetros do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, o avião da Marinha peruana que transportava a equipe caiu no mar matando 43 pessoas, sendo 16 jogadores, cinco membros da comissão técnica, quatro dirigentes, oito torcedores, três árbitros e sete tripulantes. O piloto foi o único sobrevivente do trágico acidente.

Depois da tragédia, o Alianza Lima terminou o campeonato daquele ano com jogadores juvenis e alguns atletas emprestados pelo Colo-Colo, que havia passado por uma tragédia similar e decidiu ajudar a equipe peruana.

O Alianza só voltou a conquistar um título nacional em 1997.

Títulos e libertadores

Dos 22 títulos nacionais do Alianza Lima, três deles foram conquistados sob o comando do brasileiro Jaime de Almeyda. O treinador dirigiu o clube entre os anos de 1961 e 1966, sendo campeão nacional em 1962, 1963 e 1965.

Apesar de ser um dos maiores clubes do Peru, o Alianza Lima nunca conquistou um importante título internacional. Sua melhor participação na libertadores foi um 4º lugar em 2011.

Vasco e Alianza Lima jamais se enfrentaram pela competição continental. Derrotados na primeira rodada, os dois times sabem que um mau resultado, agora, pode complicar e muito a situação deles no torneio.

Fonte: Fox Sports