Cristóvão diz que treinos no fim de semana foram proveitosos

Segunda-feira, 05/03/2012 - 12:18

No fim de semana, o Vasco mudou a rotina comum aos clubes de futebol. Nada de concentração, jogo e treino de recuperação para os titulares. O que não significa que a bola não tenha rolado. Rolou bastante até. Ontem e anteontem, eles trabalharam forte em São Januário. Enquanto os reservas derrotaram o Olaria no sábado (2 a 0) e fizeram apenas regenerativo no domingo, os demais procuraram consertar os erros e acertar a equipe.

A mudança no cotidiano tem motivo importante: amanhã, a equipe enfrenta o Alianza Lima em casa pela segunda rodada da Libertadores, e a vitória é fundamental. O Vasco ainda não marcou ponto na competição, assim como os peruanos. Depois do Alianza, haverá somente mais uma partida em São Januário. Contra o Libertad do Paraguai, no final do mês.

Nos treinos, o técnico Cristóvão Borges concentrou as atenções no posicionamento da equipe. A parte defensiva, sobretudo, tem causado dor de cabeça ao treinador, que ainda não conseguiu encontrar o equilíbrio do time.

— Aproveitamos bem os treinos. Fizemos o trabalho técnico e tático para marcar bem, para nos posicionarmos bem. Tempo para treinar é muito importante. E conversamos bastante — disse o zagueiro Dedé, que não concorda com as críticas ao time por causa de derrota na final da Taça Rio e do empate com o Bonsucesso. — Nosso time perdeu um jogo importante, mas começamos bem o ano. Na final, o Fluminense jogou melhor, mas não podemos ficar com isso na cabeça. Temos que manter o que fizemos no primeiro turno.

Com tudo isso bem trabalhado internamente, Dedé pede apenas uma coisa à equipe. Tranquilidade para ter o domínio da partida.

— O time tem que entrar com um espírito de tranquilidade. Temos que nos dedicar bastante, mas com inteligência e usando as qualidades dos nossos jogadores. Se entrarmos afobados, como entramos no último jogo da Libertadores (na derrota para o Nacional do Uruguai), vai prejudicar a gente. Temos tudo a favor — afirmou o técnico.

Ontem, Juninho e Rodolfo não foram a campo. Nada que preocupe. O meia fez o trabalho específico na academia. O zagueiro, com dores musculares, ficou na fisioterapia. Estarão ao lado dos demais titulares, entre eles William Barbio.

Apesar de Éder Luís ter voltado, o jovem atacante começará a partida. Mas só o fato de atuar quase toda a partida contra o Olaria e ter marcado um gol no seu retorno é motivo de satisfação no grupo.

— O Éder é a válvula de escape do time, sabe usar o que tem de melhor, que é a velocidade. Ano passado, em todos os jogos atuou como titular, mas precisa recuperar a confiança. Aproveitou bem esse jogo e quando voltar melhor vai ajudar bastante — disse Dedé.

O atacante, no entanto, não terá tanto tempo assim para retomar a confiança. De início, Éder não seria nem relacionado para o jogo de amanhã. Com a grave lesão de Tenorio, Cristóvão terá de colocá-lo no banco de reservas. O outro atacante, Kim, também está se recuperando de lesão.

Tenorio foi operado ontem de manhã pelo médico Alexandre Campello, no Hospital Pasteur, para reconstruir o tendão de Aquiles do pé direito, rompido durante a partida contra o Olaria.

Em busca de um atacante

A cirurgia foi considerada um sucesso pelo médico. O jogador recebeu visitas no quarto e deve receber alta hoje. O primeiro a visitá-lo foi o argentino Matías Abelairas, que saiu diretamente do treino em São Januário para o hospital. O diretor executivo do Vasco, Daniel Freitas, também visitou o atacante. O dirigente lamentou muito a contusão de Tenorio, que ficará pelo menos seis meses fora dos gramados.

Contratado pelo clube pela sua experiência internacional no ano em que o Vasco voltou à Libertadores, o jogador não poderá mais ajudar a equipe. Por isso, a diretoria tem como prioridade a contratação de um atacante.

— Temos que estar sempre preparados para lidar com o imponderável. A contusão nos abalou. O Tenorio foi uma contratação para Libertadores e está fora. Em pouco tempo, conquistou a todos no time. Temos que trabalhar agora para superar essa falta. Há muitos desafios grandes na temporada e precisamos repor essa perda importante — disse Daniel, que conta apenas com Alecsandro como atacante de referência.

Tenorio chegou ao Vasco em janeiro deste ano e não pôde jogar a Taça Guanabara por causa da documentação, que só chegou após o término das inscrições. Ele estreou no time na partida contra o Nacional do Uruguai, entrando no segundo tempo. Neste sábado, o atacante jogou como titular pela primeira vez e marcou seu primeiro gol pelo clube.

Fonte: O Globo