Junior Baiano aprova investidas de Dedé ao ataque

Segunda-feira, 27/02/2012 - 16:26

Junior Baiano se destacou como zagueiro defendendo grandes clubes do Brasil, mas também chamou atenção por atuar como centroavante quando sua equipe vivia uma situação de desespero. Na fase final da carreira, ele formou dupla no Volta Redonda com Dedé, que no último domingo foi o companheiro de Alecsandro durante quase todo o segundo tempo da derrota por 3 a 1 para o Fluminense, pela final da Taça Guanabara. Hoje com 41 anos, o ex-zagueiro aprovou a atitude do Mito vascaíno no último domingo. Mas lembrou que tudo deve ser feito com responsabilidade.

- Quando comecei a carreira, tentei ser atacante, mas não deu certo. O Dedé tem qualidade para ir à frente e tem força na jogada aérea. Além disso, está com moral no Vasco e pode ajudar o time de outras maneiras quando for preciso. Mas o principal é respeitar o treinador. Quando a ordem parte do comandante, aí sim é válido. Eu subia ao ataque porque treinava durante a semana, tanto que os laterais me procuravam quando chegavam à linha de fundo - ressaltou.

Embora não recorde com precisão os resultados nem os adversários, Junior Baiano lembra duas experiências emblemáticas como zagueiro-atacante. Pelo São Paulo, recebeu a ordem de Telê Santana para ajudar o ataque quando sua equipe perdia e contribuiu para o time a virar o placar ajeitando uma bola na área para um companheiro. No Flamengo, sob o comando de Joel Santana, foi determinante para o empate dividindo com um adversário uma bola que sobrou para um colega de equipe completar para o gol.

Dedé nunca escondeu a admiração por Junior Baiano, com quem disse ter aprendido muito em seu início de carreira profissional. O ex-zagueiro prefere não dizer se ensinou a técnica de subir ao ataque ao Mito, mas lembra que no Volta Redonda já via no então companheiro de zaga um jogador habilidoso e que, por isso, poderia não ficar restrito à tarefa de impedir os gols adversários.

- No Volta Redonda o Dedé me chamou a atenção porque saía muito bem com a bola pela direita. Vejo que ele costuma fazer isso também no Vasco, quando a equipe está em desvantagem no placar. Ele é talentoso, mas ainda vai aprender muito mais. Não sei se aprendeu comigo, mas sei que pode ajudar muito os atacantes quando for preciso - destacou Junior Baiano.

Fonte: GloboEsporte.com