Flu e Bota decidem às 21h desta 5ª quem enfrenta o Vasco na final da Taça GB

Quinta-feira, 23/02/2012 - 09:24

Botafogo e Fluminense fazem uma das semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, às 21 horas (de Brasília) desta quinta-feira. O confronto será no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). As duas equipes chegam em momentos opostos para este duelo. O Glorioso está empolgado por ter vencido por goleada seus três últimos compromissos, sendo o mais recente por 3 a 0 sobre o Macaé. Já o Tricolor tem se caracterizado pela irregularidade e se classificou apenas na última rodada, quando derrotou o Bangu por 3 a 0 e foi beneficiado pela derrota do Boavista para o Vasco. Além disso, o Tricolor vive um longo jejum em clássicos, sem vencer um dos seus principais rivais desde o segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2010, quando fez 1 a 0 no Vasco.

O desempenho em jogos decisivos contra o Botafogo também é algo que precisa ser mudado para o Fluminense decidir a Taça Guanabara. Todas as vezes em que os dois clubes se encontraram em jogos decisivos pelo Estadual, desde que este sistema de disputa foi adotado, em 2004, o Glorioso saiu vitorioso. Foi assim na semifinal da Taça Guanabara de 2008 (2 a 0), na final da Taça Rio de 2008 (1 a 0), na semifinal da Taça Guanabara de 2009 (1 a 0) e na semifinal da Taça Rio de 2010 (3 a 2). O Fluminense não sabe o que é ganhar uma semifinal de Taça Guanabara desde 2004, quando superou o Americano de Campos por 2 a 1.

Na visão dos jogadores do Botafogo, a melhor maneira de se chegar à final da Taça Guanabara é repetir o desempenho das últimas partidas. 'Vamos precisar mostrar a mesma vontade e determinação exibidas nestas últimas partidas. Com os atacantes marcando sob pressão, o meio-de-campo combatendo, todos com muita garra e ocupando espaços. Foi assim que deu certo até aqui e assim que precisa continuar', analisou o meia Elkeson.O Fluminense também tem as suas estratégias para vencer. 'O Botafogo está muito forte, o time joga junto há muito tempo e com certeza vai querer tomar a iniciativa do jogo. Cabe ao Fluminense não deixar e tentar fazer sobressair o seu estilo de jogo', disse o volante Edinho.

Em relação ao time que vai a campo, o Fluminense já está definido. Abel Braga vai promover o retorno do zagueiro Leandro Euzébio e do meia Deco, que não participaram das últimas partidas por conta de dores musculares. O primeiro ocupará o posto de Digão, enquanto o segundo entra na vaga de Araújo. Assim, Wellington Nem será o companheiro de ataque de Fred.

Pelo lado do Botafogo, o desfalque fica por conta do meia Maicosuel, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo diante do Macaé. Com a volta de Andrezinho, que se recuperou de edema na coxa direita, o Mago terá um substituto à altura na visão do técnico Oswaldo de Oliveira. O treinador, assim, consegue manter a estrutura com três apoiadores, uma vez que Andrezinho se juntará a Elkeson e a Felipe Menezes na criação de jogadas. Dúvida por conta de um estiramento muscular na coxa direita, o atacante uruguaio Loco Abreu, que chegou a ser considerado carta fora do baralho, surpreendeu nas últimas atividades e também deverá estar entre os titulares. Mas caso não possa atuar, a tendência é que o argentino Herrera permaneça no setor.

TORNEIO EDILSON SILVA: Também nesta quinta-feira, só que no Estádio Giullite Coutinho, em Mesquita, acontecem as semifinais do Torneio Edilson Silva, uma espécie de prêmio de consolação aos times que não participam das semifinais da Taça Guanabara. O Resende encara o Friburguense às 17 horas (de Brasília). No jogo de fundo, às 19h30 (de Brasília), se enfrentam Boavista e Nova Iguaçu. A final acontecerá no domingo, no Engenhão, na preliminar da decisão da Taça Guanabara.FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X FLUMINENSE

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 23 de fevereiro de 2012 (Quinta-feira)

Horário: 21 horas (de Brasília)

Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)

Assistentes: Wagner Santos (RJ) e Jackson Lourenço dos Santos (RJ)

BOTAFOGO: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes, Elkeson e Andrezinho; Loco Abreu (Herrera)

Técnico: Oswaldo de Oliveira

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco, Thiago Neves e Wellington Nem; Fred

Técnico: Abel Braga

Fonte: Gazeta Esportiva