Fernando Prass e Juninho falam em quebrar o jejum contra o Urubu

Quarta-feira, 22/02/2012 - 10:31

Superação de desafios tem sido o mote do grupo montado pelo Vasco desde 2011. Da campanha ruim no início do Carioca à conquista da Copa do Brasil. Da comoção pela doença do técnico Ricardo Gomes à campanha vitoriosa no Brasileiro, com o vice-campeonato. Do atraso no pagamento de salários em 2012 à liderança invicta da Taça Guanabara. O elenco cruz-maltino já mostrou que passa com facilidade pelos obstáculos que são colocados à sua frente. Agora, chegou a hora de acabar com um jejum de triunfos sobre o Flamengo, que já dura quase três anos ou oito jogos (veja tabela abaixo). Nesta quarta-feira, às 22h, no Engenhão, o time terá a chance de espantar o fantasma rubro-negro e mais a vaga na final da Taça Guanabara.

- O Vasco, nos últimos tempos, tem conjunto e espírito fortes. Sempre que estivemos em dificuldades, reagimos bem. Jamais nos abatemos - lembrou o goleiro Fernando Prass, que foi acompanhado por Eduardo Costa:

- Ano passado já conseguimos tirar o clube de longo período sem titulos de expressão. Nosso objetivo é poder quebrar mais esse tabu, que é longo e difícil, marca para o torcedor e para as pessoas no clube. Nosso grupo tem condições de superar qualquer dificuldade. Estamos nos empenhando para isso. A grande maioria dos jogadores chegou há pouco tempo, mas querendo ou não estamos nessa história. Então incomoda, queremos acabar com isso o quanto antes. É dificil, não podemos entrar com espírito de ganhar a qualquer preço. Tem de ter cautela e inteligência também.

Um dos mais motivados a encerrar a sequência de derrotas para o rival é Juninho Pernambucano. De volta ao Vasco em 2011, o meia viu o time empatar duas vezes com o Rubro-Negro, pelo Brasileiro. Com isso, já se passaram mais de 12 anos que o jogador não sabe o que é vencer o clube da Gávea. A última vez foi em 3 de outubro de 1999, quando um gol dele mesmo selou a vitória por 1 a 0.

- Espero que isso acabe. Tem vezes que não ganhamos por uma questão de momento, um estando melhor que o outro, mas nem sempre é assim. Fizemos dois jogos com eles no ano passado em que jogamos muito bem e não conseguimos ganhar. Acho que para o torcedor isso pesa mais, a gente só tem que estar concentrado em campo e dar alegria para a torcida. Agora a gente tem que vencer - disse o meia.

A escalação de Juninho ao lado de Felipe não está garantida pelo técnico Cristóvão Borges. No entanto, a parceria não traz boas lembranças na história do duelo com o Flamengo. Entre 1996 e 2000, a dupla atuou em oito dos 17 jogos com o Rubro-Negro. Foram quatro empates, três derrotas e apenas uma vitória, justamente a de 1999, quando o Reizinho marcou o gol da vitória. Na última vez que atuaram juntos contra o rival, o Vasco perdeu de 2 a 1, na final do Carioca de 2000, e o camisa 6 ainda foi expulso.

Técnico não deixa ansiedade passar para jogadores

O assunto jejum de vitórias contra o Flamengo passa longe das conversas de Cristóvão como time. Para o técnico, não é preciso motivar os jogadores a vencerem o maior rival.

- Não tocamos no assunto. Percebemos que os torcedores querem muito que a gente ganhe do Flamengo. Mas jogar contra eles, independentemente do momento, já é motivante. Não preciso conversar sobre isso - afirmou.

Vasco e Flamengo decidem a vaga na final da Taça Guanabara nesta quarta-feira, às 22h,no Engenhão.

Data         Placar   Competição
22/03/2009   2 x 0    Campeonato Estadual
14/03/2010   0 x 1    Campeonato Estadual
11/04/2010   1 x 2    Campeonato Estadual
01/08/2010   0 x 0    Campeonato Brasileiro
24/10/2010   1 x 1    Campeonato Brasileiro
30/01/2011   1 x 2    Campeonato Estaudual
01/05/2011   0 x 0    Campeonato Estadual
28/08/2011   0 x 0    Campeonato Brasileiro
04/12/2011   1 x 1    Campeonato Brasileiro


Fonte: GloboEsporte.com