Vasco pode complicar classificação do Fluminense na Taça Guanabara

Domingo, 12/02/2012 - 09:03

Vasco e Fluminense fazem um clássico totalmente às avessas neste domingo. O time cruz-maltino entra em campo sabendo que uma vitória pode lhe garantir uma vaga nas semifinais da Taça Guanabara, faltando duas rodadas, enquanto o Tricolor precisa dos três pontos para seguir na briga pela classificação à próxima fase. O curioso é que é o time da Colina que precisa se reabilitar. No meio da semana, a equipe perdeu para o Nacional-URU na estreia da Libertadores. Já a equipe das Laranjeiras começou a competição internacional com o pé direito ao vencer o Arsenal-ARG. O clássico será disputado no Engenhão, a partir das 19h30m (de Brasília).

Líder com 12 pontos, o Vasco se garante matematicamente nas semifinais com uma vitória e um tropeço do Volta Redonda contra o Duque de Caxias. Já o Fluminense tem tarefa mais complicada, já que ocupa a quarta posição, com sete pontos e dois jogos a menos que Friburuguense (10 pontos) e Boavista (11 pontos).

O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em tempo real, com vídeos, a partir das 19h. O Premier Futebol Clube (PFC) transmite ao vivo para todo o país. Antonio Frederico de Carvalho Schneider apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: o técnico Cristóvão Borges faz mistério e ainda não divulgou o time. Na sexta, a equipe treinou no 3-5-2, que pode ser usado contra o Fluminense. A provável escalação é: Fernando Prass, Dedé, Rodolfo e Renato Silva; Fagner, Nilton, Eduardo Costa, Felipe e Thiago Feltri; Diego Souza e Alecsandro.

Fluminense: Abel Braga resolveu adotar o mistério no Fluminense. Ciente de que seu time titular ainda não encantou nesta temporada, o treinador pode promover algumas mudanças. Thiago Neves e Wellington Nem estão cotados para entrar nos lugares de Wagner e Rafael Sóbis respectivamente. De resto, o time é o mesmo que vem atuando normalmente. O Fluminense deve entrar em campo com: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Wagner (Thiago Neves) e Deco; Rafael Sóbis (Wellington Nem) e Fred.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Eder Luis, Rômulo e Allan seguem no departamento médico se recuperando de suas lesões.

Fluminense: o Fluminense não tem qualquer desfalque por lesão ou suspensão. O time está completo para o clássico.

FIQUE DE OLHO

Vasco: Alecsandro vive boa fase e marcou quatro gols em cinco jogos este ano. O atacante promete ainda mais esforço para balançar as redes no clássico e ajudar o time a se classificar para as semifinais da Taça Guanabara.

Fluminense: Thiago Neves deve entrar em campo como titular. Será sua primeira partida desde o início neste retorno ao Fluminense. Nos dois últimos jogos ele saiu do banco e mostrou boa movimentação. Fica a expectativa de como o camisa 7 irá se portar flutuando entre o meio e o ataque ao lado de Deco e Fred.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “É importante conseguir a vitória sendo clássico ou não. Mas claro que clássico tem um peso maior. Sendo um jogo que pode classificar a gente, vale mais ainda. A gente vem de uma derrota e é importante poder se recuperar logo. Vamos encarar para a agente conseguir a vitória”

Abel Braga, técnico do Fluminense: “O grande obstáculo é o time do Vasco. Eles não fizeram uma boa partida na Libertadores assim como nós. A diferença é que conseguimos a vitória e ela traz confiança. Mas a competição mudou. No Carioca o Vasco é o líder, está com a classificação praticamente assegurada e cabe a nós buscar o resultado. É o que vamos fazer”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Este é o primeiro clássico estadual de Flu e Vasco na temporada 2012. Ano passado, o Vasco disputou dez clássicos cariocas com três vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas, para o Flamengo no Campeonato Carioca e Botafogo no Brasileiro. Já o Flu disputou dez clássicos em 2011 e não venceu um sequer, empatando cinco vezes e sofrendo cinco derrotas. O Fluminense não vence um clássico estadual desde novembro de 2010, quando derrotou o Vasco por 1 a 0, com gol de Tartá pelo Campeonato Brasileiro.

* Empate tem sido o resultado mais comum no retrospecto recente deste clássico. Nas últimas vinte vezes em que as duas equipes se enfrentaram, 14 jogos terminaram sem vencedor. Neste período, o Vasco conseguiu quatro vitórias (1 a 0 na Copa do Brasil em 2006; 1 a 0 no Brasileiro de 2008; 3 a 0 no estadual de 2010; 2 a 1 no Brasileiro de 2011) e o Flu venceu apenas duas vezes (2 a 1 no estadual de 2008 e 1 a 0 no Brasileiro de 2010).

* O clássico completa 89 anos de história no mês que vem. O primeiro confronto aconteceu no dia 11 de março de 1923, em amistoso disputado na Rua Figueira de Melo. O Vasco venceu por 3 a 2. A primeira vitória do Flu aconteceu no Campeonato Carioca de 1925 (Flu 5 a 1 nas Laranjeiras). As maiores goleadas foram as seguintes: Vasco 6 a 0 em São Januário (09 de novembro de 1930) e Flu 6 a 2 nas Laranjeiras (11 de março de 1941).

ÚLTIMO CONFRONTO

O último confrontro entre Vasco e Fluminense aconteceu no segundo turno do último Campeonato Brasileiro, com as duas equipes brigando pelo título da competição. O time da Colina levou a melhor, sob o comando de Cristóvão Borges. Com gols de Alecsandro e Bernardo, fez 2 a 1. Fred marcou o único tento do Tricolor.



Fonte: GloboEsporte.com