Confira comparação entre os esquemas táticos do Vasco em 2011 e 2012

Domingo, 05/02/2012 - 03:35

A matéria especial desde sábado no LNET mostra a forma encontrada pelo técnico Cristovão Borges de adaptar as peças que possui ao melhor esquema tático para o Vasco.

Com isso, o Resenha preparou dois ‘campinhos’ com a formação do cruz-maltino em 2011, na fase final do Campeonato Brasileiro e da Sul-Americano, e em agora, nos primeiros jogos de 2012.

Em 2010, a principal arma vascaína era o lado direito com a dupla Fagner e Eder Luis. As enfiadas de Felipe para as jogadas de habilidade de Diego Souza também levavam perigo ao adversário. Detalhe para o posicionamento dos volantes – Rômulo e Eduardo Costa – mais postados na defesa, já que o Vasco possuía quatro jogadores predominantemente ofensivos, sem um grande poder de marcação.

Time base (4-3-3): Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Eduardo Costa e Felipe; Diego Souza, Eder Luis e Alecsandro


Já nos primeiros três jogos de 2012, os desfalques de três importantes peças e a chegada do lateral-esquerdo Thiago Feltri modificaram a forma de jogar do time. Agora, os dois laterais avançam quando possível, sempre buscando a linha de fundo. Os volantes chegam mais ao ataque, também municiando os laterais. Allan ganha função especial no esquema como um homem de ligação com maior poder de marcação. Com Juninho em campo, o campeão mundial sub-23 fica mais avançando, quando Felipe está em campo, mais recuado. Diego Souza abre pelo lado esquerdo, enquanto Alecsandro fica postado dentro da área.

Time base (4-4-2): Prass; Fagner, Dedé, Rodolfo e Feltri; Nilton, Bastos, Allan e Felipe (Juninho); Diego Souza e Alecsandro


Fonte: Blog Resenha da Colina - Lancenet