Vasco é o carioca com mais jogadores selecionáveis no elenco

Sábado, 28/01/2012 - 12:37

De volta à Libertadores depois de 11 anos, o Vasco aposta em um importante trunfo para disputar a competição internacional e o Campeonato Carioca ao mesmo tempo: a experiência de seus atletas. Quando se fala em experiência não se leva em consideração apenas a idade, mas também a bagagem dos jogadores. E uma das formas de se conquistar isso é atuar pela Seleção. No elenco cruz-maltino, nada menos do que sete jogadores já tiveram essa oportunidade. Juninho, Felipe, Eduardo Costa ,Dedé, Romulo e Diego Souza já vestiram a amarelinha. Carlos Tenorio, do Equador, completa o time de selecionáveis.

Os sete jogadores garantem ao Vasco o rótulo de time com mais atletas com passagens por seleções no Rio. O Fluminense, com cinco, é o rival que mais se aproxima desse número. Flamengo e Botafogo, ambos com quatro, ficam mais distantes do grupo cruz-maltino (veja a tabela abaixo).

- O atleta vai ganhando respeito e espaço no mercado. Quando o jogador de Seleção entra em campo, os adversários olham de maneira diferente. Pensam duas vezes antes de dar o bote, por exemplo. Não vão para cima de qualquer maneira. Além disso, quando há jogadores de Seleção num grupo, como é o caso do Vasco, isso estimula os demais, que passam a se empenhar ainda mais em busca de uma oportunidade - disse Diego Souza.

Para Renato Silva, o mais importante da experiência do grupo é poder passar tranquilidade aos mais jovens que vão atuar.

- Sem dúvida, os jogadores com passagens por Seleção e que já disputaram a Libertadores outras vezes podem passar uma calma aos outros. Isso vai ser muito importante. Nesse tipo de torneio, a cabeça tem que estar tão bem preparada quanto a parte física.

Rivais na Libertadores também tem muitos jogadores com passagens por seleções

Apesar da vantagem em relação aos seus maiores rivais, o Vasco não tem essa superioridade se comparado ao outro trio brasileiro que também disputa a Libertadores. Internacional e Santos, com oito jogadores cada, vencem o Gigante da Colina nesse quesito.

O Corinthians, por sua vez, tem o mesmo número de selecionáveis que o Vasco, mas conta com um detalhe curioso. O sétimo elemento do grupo é o atacante Emerson, que nunca vestiu a amarelinha, mas já disputou partidas oficiais pelo Qatar. Quando jogava no país, o jogador foi convidado a se naturalizar e aceitou a proposta.

O Vasco estreia na Libertadores no dia 8 de fevereiro, contra o Nacional (URU). Antes disso, porém, a equipe faz três jogos pelo Carioca. O primeiro deles será neste domingo, contra o Duque de Caxias. O duelo, válido pela segunda rodada da Taça Guanabara, será disputado no estádio Moacyrzão, a partir das 17h (horário de Brasília).

Selecionáveis por clube

Vasco: Dedé, Juninho, Felipe, Romulo, Eduardo Costa, Diego Souza e Carlos Tenorio

Fluminense: Fred, Deco, Sobis, Thiago Neves e Carlinhos

Botafogo: Elkeson, Jefferson, Renato e Loco Abreu

Flamengo: Léo Moura, Renato, Ronaldinho e Vagner Love

Inter: Kleber, Guiñazu, Bolatti, D'Alessandro, Tinga, Oscar, Damião e Jô.

Santos: Neymar, Ganso, Rafael, Elano, Borges, Léo, Fucile e Edu Dracena

Corinthians: Ralf, Paulinho, Alex, Liedson, Emerson, Ramirez e Adriano.

Fonte: GloboEsporte.com