Ao tomar posse, Luis Fernandes sugere lei que declare o Vasco campeão

Quarta-feira, 25/01/2012 - 19:50

Nove dias depois, o ministro Aldo Rebelo (Esporte) rebateu as críticas da Fifa e disse que as exigências que o Brasil faz nas negociações da organização da Copa-2014 estão à altura da importância do país no futebol.

Brasil confirma duelo de despedida de palco da final da Copa-58

"Se pedíssemos tudo, ainda seria pouco. Demos ao futebol gênios como Leônidas da Silva, Ademir da Guia e agora Neymar. O mundo deve ao Brasil pelo futebol ser um esporte universal", disse Aldo.

O ministro criticou ainda o pessimismo em relação à organização da Copa e, parafraseando o jornalista Nelson Rodrigues, citou "parte da imprensa que chega a Londres e já se declara colonizada". "Não podemos ter essa visão", afirmou.

As declarações do ministro do Esporte foram uma resposta ao secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que disse no último dia 16, ao lado de Rebelo, que o Brasil era o país que mais exigia na organização da Copa. "Talvez porque vocês sejam pentacampeões, vocês acham que podem pedir, pedir e pedir", disse o dirigente da Fifa.

Aldo Rebelo deu posse nesta quarta-feira ao novo secretário-executivo da pasta, o cientista político Luis Fernandes, ligada à área de ciência e tecnologia. Fernandes será o responsável, no ministério, por monitorar a organização da Copa.

No discurso, Fernandes brincou e disse que defenderia que a nova Lei Geral da Esporte declarasse o Vasco campeão de qualquer torneio, restando apenas a disputa do vice. Ele também arrancou risos ao citar um dos filhos estava presente, menos a filha Mariana, que não estava no Canadá, mas no Rio.

Fonte: Folha.com