Bernardo comemora permanência no Vasco e espera brilhar em 2012

Segunda-feira, 16/01/2012 - 07:48

Até Juninho chegar a Atibaia, Bernardo estava entre os titulares em todos os coletivos da pré-temporada. O capitão do time apareceu, mostrou boa forma física e ontem, pela primeira vez, fez o companheiro vestir o colete preto dos reservas. Nada que preocupe o camisa 31 do Vasco. A reserva não o assusta mais. A segurança vem da artilharia da equipe na temporada passada, da certeza de que deixou de ser uma promessa e no contrato assinado com o clube até 2014.

— É um momento inesquecível, apesar de ter acertado tudo em cima da hora, agora sou do clube. Fui feliz ano passado aqui, ganhei o carinho de todos no Vasco e da torcida — disse o meia, que só teve sua situação definida praticamente no dia que se encerrava o contrato de empréstimo com o Vasco junto ao Cruzeiro.

Quando foi contratado pelo clube no início do ano passado, Bernardo não foi alardeado, nem apresentado à imprensa. O vínculo era por empréstimo de um ano com opção de compra caso desse certo. A desconfiança vinha por ser eterna promessa com problemas disciplinares nos clubes pelos quais passou. Mas deu certo. Marcou 18 gols, mesmo sendo reser va em mais da metade das 57 partidas que jogou. Aos 21 anos, viveu a experiência inédita de terminar uma temporada como artilheiro de um time.

— Podia até ter feito mais. Perdi gols, pênaltis. Dava para chegar aos 25 — brincou Bernardo.

A meta deste ano, ele prefere não contar para evitar expectativas dele e da torcida. Mas tentará cumpri-la.

— Quero é poder jogar para que os gols saíam naturalmente — declarou Bernardo, que demonstrou paciência com as mudanças de Cristóvão na equipe. — Ele sempre está mudando o time, é o começo do trabalho. Espero fazer minha parte e conquistar espaço.



Bate-boca minimizado

Do time reserva no coletivo de ontem, Bernardo viu seu substituto e Dedé terem uma discussão áspera por causa dos erros de posicionamento dos titulares, que ganhavam por 1 a 0 com gol de Juninho. O zagueiro reclamou com o meia e os demais jogadores, após Felipe, entre os reservas, deixar os companheiros livres na cara do gol algumas vezes. Dedé chegou a se aproximar do capitão com veemência, mas o técnico interveio.

Cristóvão teve de acalmar os ânimos e Juninho completou, numa demonstração de que o bate-boca não passava da vontade que o time está em começar bem a temporada. Prova de que o time tem vários líderes dentro de campo também.

— Dedé, é início de temporada, tá tudo errado, é normal — disse o capitão.

Os jogadores garantiram que foi apenas um lance normal de jogo e de quem quer ganhar sempre.

— A gente sabe que é normal, é começo de temporada, todo mundo quer acertar, quer começar do jeito que o time terminou. Todos querem se corrigir dentro de campo. Mostra que queremos vencer — minimizou o lateral-direito Fágner.

Após a discussão, o time titular ficou mais atento no meio-campo e treinou especificamente o posicionamento da defesa em escanteios e cobranças de faltas. Mesmo assim levou um gol de William Barbio, que empatou o coletivo. O time principal formou com Fernando Prass, Fágner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Allan e Juninho; Diego Souza e Alecsandro.

Fonte: O Globo (texto), Site oficial do Vasco (foto)