Tenorio é mais uma tentativa de centroavante se firmar no Vasco

Sábado, 14/01/2012 - 10:09

Maior goleador da história do clube, com 702 gols, Roberto Dinamite é sinônimo de Vasco. O status atingido pelo hoje presidente pelo dom de balançar a rede contrasta com a dificuldade de o clube, em sua gestão, ter dificuldades para encontrar um centroavante capaz de satisfazer toda a torcida. Com apresentação marcada para este sábado, o equatoriano Carlos Tenorio é mais uma tentativa de encontrar um jogador para esta posição que agrade todo o público cruz-maltino.

Desde que Roberto Dinamite assumiu o comando do clube, em 2008, muitos foram os que chegaram a São Januário com a missão de fazer gols (veja o quadro abaixo). Na última temporada, Élton e Alecsandro se mostraram decisivos em partidas igualmente importantes. No entanto, não foram raros os momentos de contestação por parte das arquibancadas. Élton deixou o clube no fim do ano passado e acertou com o Corinthians; Alecsandro permanece e começa 2012 como uma das referências em campo e no grupo, pela experiência.

Cristóvão Borges demonstra confiança nos centroavantes que farão parte do elenco na temporada que se inicia. No entanto, admite que o “camisa 9” é difícil de ser contratado e realmente está sujeito a críticas. Afinal, é direcionada a ele muita da responsabilidade que uma equipe tem de transformar suas chances em gols.

- Não é complicado achar, mas contratar atacantes, por causa dos preços absurdos. Eles são muito valorizados exatamente pela responsabilidade que têm. Assim como o goleiro está ali para impedir os gols, os centroavantes estão lá para marcá-los. O atacante de área é muito cobrado para ser decisivo. Se num jogo o time for for mais ou menos, na visão de muita gente a culpa é deles. Mas só que hoje em dia uma equipe precisa de dois ou três atletas para fazer gols. Antigamente era algo direcionado a um homem - explicou o treinador vascaíno.

Maior artilheiro do Campeonato Brasileiro (190 gols) e do Campeonato Carioca (279 gols), Roberto Dinamite era um especialista dentro da grande área. O presidente do Vasco admite que atualmente é difícil encontrar centroavantes competentes tecnicamente e viáveis economicamente. Mesmo assim, acredita que a torcida vascaína não pode reclamar da história recente em relação àqueles que passaram por São Januário com a missão de empurrar a bola para a rede.

- Nos últimos 20 anos o Vasco sempre contou com artilheiros, mesmo aqueles que não foram criados no clube. Bebeto, Valdir, Romário e Edmundo são exemplos. É difícil encontrar, mas acho que o clube tem contratado bons goleadores. O Élton teve uma passagem positiva, e hoje contamos com Alecsandro e Tenorio - afirmou.

Conhecedor do tema, Dinamite admite que a função depende muito do talento individual, mas afirma que o rendimento do centroavante depende muito do rendimento de toda a equipe.

- O cara nasce com isso, mas dentro de campo ele evolui com as condições que o clube dá e com o trabalho de todo o time. Tenho certeza de que o Vasco não vai fugir à regra, e espero que nossos dois centroavantes sejam os grandes goleadores do Brasil em 2012.








Fonte: GloboEsporte.com