Tamanho da letra:
|

Preparador Guilherme Almeida analisa goleiros da base vascaína


Quinta-feira, 29/12/2011 - 10:01

Faz tempo que o Vasco não revela um grande goleiro para o time profissional. O último prata da casa a ocupar o posto de titular da equipe de cima foi Hélton, que hoje brilha em Portugal com a camisa do Porto. Foi com grande participação dele que o cruzmaltino conseguiu conquistar o Brasileiro e a Mercosul no ano 2000.

Para tentar descobrir o que vem sendo feito para mudar esse panorama, o SuperVasco.com procurou uma pessoa que conhece e convive diariamente com as maiores promessas vascaínas na posição. Trata-se do preparador de goleiros Guilherme Almeida, que bateu um papo conosco e contou alguns detalhes do trabalho que é realizado atualmente na base vascaína.

Confira abaixo a entrevista concedida pelo profissional ao SuperVasco.com:

Como você avalia a temporada dos goleiros da base vascaína?

"Eu avalio o ano para os goleiros da base vascaína de forma positiva. Tivemos no pré-mirim o Vitinho sendo o melhor goleiro do Rio na categoria sub-11 pelo 3° ano consecutivo. Tivemos no sub-13 um título internacional com o destaque do goleiro Pedro, que fez excelentes defesas na competição, chegando até a defender pênaltis nas semifinais contra o PSG-FRA e na final contra o Sporting-POR. No Infantil o Juninho acabou sendo convocado algumas vezes para a seleção sub-15 e chegou a disputar torneios internacionais, sendo campeão da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca sendo um dos destaques da equipe na temporada. O Diego no juvenil foi campeão da Taça Guanabara, vice-campeão Carioca e também foi o destaque da equipe sub-17, fazendo excelentes partidas ao longo do ano. Já no juniores o ano de 2011 foi um ano de transição. Lá existem excelentes goleiros, como o Jordi, o Fabrício e o João Vitor. No ano de 2010 o goleiro foi o Cestaro, que venceu tudo. Foi um ano que também jogaram o Lucas Covolan e o Conrado, que são goleiros que treinam frequentemente com o Carlos Germano. Para mim o ano de 2011 foi positivo para a formação dos goleiros, que é o nosso objetivo. Gostamos de vencer as competições, ganhar prêmios de melhor goleiro, mas o nosso maior objetivo é formar goleiros para a equipe profissional"

Quem para você foi o goleiro destaque do Vasco em 2011?

"Temos excelentes goleiros na base. Sãop goleiros que vem evoluindo a cada ano. Qualquer goleiro que chegar no profissional daqui a alguns anos não estará me surpreendendo. Temos alguns ótimos nomes, como o Juninho, o Alexandre Azizi, o Brenner, o Gabriel, o Jordi, o Fabrício e João Vitor. Esses goleiros possuem grandes possibilidades de chegar a equipe profissional"

O Vasco está muito tempo sem revelar um grande goleiro. Na sua visão em quanto tempo o Vasco deverá revelar um 'Novo Hélton', um 'Novo Carlos Germano'?

"Os goleiros vem se destacando muito em todas as equipes. Em todos os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, os goleiros titulares não são oriundos da base. O momento não está bom para revelarmos goleiros, pois os clubes estão apostando em goleiros experientes. Esses estão vindo de outras equipes e já são consagrados. É muito complicado para uma equipe colocar um goleiro prata da casa para disputar uma competição a nível nacional. O Corinthians viveu esse problema ao colocar o Júlio César para jogar esse ano. No começo foi muito difícil, mas depois o Júlio foi se adaptando. É muito complicado para o Vasco por um goleiro jovem para defender a sua meta num momento que o clube está voltando a ser conhecido mundialmente. Apostou no Fernando Prass e ganhou o título da Copa do Brasil. No ano que vem disputará uma competiçao internacional. Por isso penso que o momento não é bom para lançar um goleiro jovem, mas tenho certeza que quando for o moneto certo o Carlos Germano, junto com a comissão irá lançar. Disso não tenho dúvidas"

Nessa temporada de 2011 o goleiro Juninho, do sub-15, se destacou muito. O que você poderia falar desse jogador?

"O Juninho é um menino de muito talento, um goleiro de personalidade forte, um menino humilde e com espírito de vencedor. Eu vejo como um atleta com um futuro brilhante com a camisa do Vasco. O Germano já faz trabalho com ele as vezes. Ele já foi campeão no mirim, no ano retrasado, esse ano foi campeão com infantil e isso faz ele subir para o juvenil com moral. Eu tenho certeza que no futuro iremos falar muito no Juninho"

Os meninos da base tem algum tipo de contato com o Fernando Prass, goleiro do profissional?

"Sim. Os meninos treinam sempre com o Prass, principalmente os do juniores e do juvenil. O Germano faz um rodízio de treinamento com os goleiros do profissional para o goleiro da base já ir se acostumando com o tipo de treinamento. Para ele ir se ambientando com os goleiros do time de cima e isso é sempre é bom. É dessa forma que eles vão receber conselhos do Prass, do Alessandro e do Diogo Silva, goleiros que são jovens, com excessão do Fernando, mas rodados. Para os mas jovens é excelente esse contato com os goleiros do time de cima"

Deixe uma mensagem final.

"Nós treinadores de goleiros da base do Vasco e do profissional estamos sempre trabalhando para fazer um goleiro prata da casa chegar ao profissional. Trabalhar na formação não é fácil, pois é um trabalho que exige muito de nós, dos goleiros e dos seus familiares. Eu queria parabenizar o Rodrigo Pinheiro, o Romulo Rodrigues, o João Carlos, o Marcelo Pires, o Márcio Cazorla e o Carlos Germano, que é o principal responsável pelo sucesso do Fernando Prass. Esqueci de me parabenizar(risos)."

Na primeira semana de janeiro o SuperVasco.com trará uma entrevista exclusiva com o goleiro do Infantil Juninho, que é apontado por todos no Vasco como o substituto de Fernando Prass. Aguardem!

Fonte: Supervasco