Tamanho da letra:
|

Há 62 anos, Vasco ratificava mais um título carioca invicto


Domingo, 11/12/2011 - 21:16

O Vasco enfrentou o Botafogo há 82 anos em busca da ratificação do seu terceiro carioca invicto na era profissional do futebol no Rio de Janeiro - quarto na história do clube. O título já estava assegurado desde o dia 20 de novembro de 1949, com duas rodadas de antecedência, após a vitória sobre o Madureira por 3 a 1.

Na sequencia da competição, jogaria com o Olaria e com o Botafogo. O Cruz-Maltino venceu a equipe da Rua Bariri com facilidade, impondo o placar de 5 a 2. Com isso, só restava o Alvinegro para estragar suas pretensões.

Mas com Admir Menezes inspirado, não era possível dar outro resultado do que mais um triunfo cruzmaltino. O Queixada marcou os dois gols do Gigante da Colina na vitória por 2 a 1, ratificando a invencibilidade do Vascão no campeonato.

O Expresso da Vitória, que já havia conquistado dois estaduais de forma invicta, 1945 e 1947, e o Sul-Americano, fez uma campanha impecável em 1949 ao atropelar quase todos os seus adversários com grandes goleadas como o placar de 11 a 0 sobre o São Cristóvão logo na estreia.

Sobre o América e o Bonsucesso, marcou oito gols. Até os rivais Flamengo e Fluminense não escaparam da impetuosidade do ataque vascaíno e levaram de cinco daquele lendário time composto por jogadores como Barbosa, Augusto, Maneca, Chico, Danilo, Heleno de Freitas e Ademir Menezes.

O Vasco obteve 18 vitórias e dois empates durante a competição, marcando 84 gols em 20 jogos (média de 4,20 por partida) um recorde até hoje não batido. Ademir Menezes foi o artilheiro com 31 gols e o título marcou a única conquista na carreira do craque Heleno de Freitas.

Fonte: Site oficial do Vasco