Tamanho da letra:
|

Há 87 anos, Vasco conquistava seu primeiro título invicto


Quinta-feira, 01/12/2011 - 09:01

O Vasco venceu seu primeiro Campeonato Carioca invicto há 87 anos ao vencer o Bonsucesso por 1 a 0, gol de Ceci. A competição, contudo, não contou com América, Botafogo, Flamengo e Fluminense, pois eles fundaram a AMEA por não aceitarem os jogadores negros e operários cruzmaltinos.

Isso ocorreu porque os times não queriam que o Vasco, atual campeão em sua primeira participação na elite carioca, participasse do campeonato, valendo-se de argumentos fracos para esconder o preconceito com os jogadores negros e operários do Cruz-Maltino.

Primeiro, quiseram impor aos clubes pequenos uma “investigação das posições sociais” de seus atletas para saberem se eles eram considerados profissionais ou não (na época o futebol era praticado de forma amadora). Os que não soubessem assinar a súmula também estariam fora do torneio.

Com suas propostas recusadas, fundaram uma liga alternativa a Associação Metropolitana de Esportes Amadores. O Gigante da Colina então buscou entrar para a AMEA, mas seu ingresso foi recusado com a alegação do clube não possuir um estádio próprio.

A AMEA, porém, apresentou ao Vasco uma lista com doze jogadores, considerados de profissões duvidosas, que caso fossem retirados do elenco, seria aceita a sua filiação. Não por coincidência, eram todos negros.

Foi então que o Cruz-Maltino escreveu um dos seus mais belos capítulos: A Resposta Histórica. José Augusto Prestes, então presidente do clube, mostrou total indignação à discriminação racial e o Gigante da Colina disputou a Liga Metropolitana com os outros clubes que não foram aceitos pela AMEA, conquistando o campeonato de forma invicta.

Trecho da Resposta Histórica:

“Estamos certos de que Vossa Excelência será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno de nossa parte sacrificar, ao desejo de filiar-se à AMEA, alguns dos que lutaram para que tivéssemos, entre outras vitórias, a do Campeonato de Futebol da Cidade do Rio de Janeiro de 1923 (...) Nestes termos, sentimos ter de comunicar a Vossa Excelência que desistimos de fazer parte da AMEA”

Fonte: Site oficial do Vasco