Tamanho da letra:
|

Vasco e Corinthians apresentam números semelhantes no Brasileirão


Terça-feira, 15/11/2011 - 19:15

A última rodada acabou sendo abençoada para Vasco e Corinthians, que abriram folgados cinco pontos de vantagem na briga pelo título e, agora, praticamente fazem um duelo particular no Campeonato Brasileiro. Com 61 pontos, ambos apresentam números quase idênticos na enorme maioria das estatísticas, mas em uma, em especial, o Vasco sobrou: no aproveitamento nos quatro jogos finais do primeiro turno, o clube obteve importantes oito pontos. O Timão, só quatro.

Na frente por estar com uma vitória a mais (18 a 17), o clube paulista busca apenas não fracassar quando precisa decidir. Quando precisou fechar a primeira parte do campeonato, falhou: empatou em casa com o Ceará, emendou excelente virada contra o Atlético-MG e perdeu para Figueirense e Palmeiras. Baixíssimos 33,3% de aproveitamento.

Já na Colina, sucessos contra o Avaí e o Alviverde e importantes empates nos clássicos contra Fluminense e Flamengo. Média de dois pontos por jogo e rendimento de 66,6% — que, segundo o matemático Tristão Garcia, é o que o futuro campeão precisa obter agora para garantir a conquista:

— Se Corinthians e Vasco fizerem uma média de dois pontos, por jogo, com oito estão garantidos. Só que a vantagem do Corinthians é que o Vasco precisa de um ponto a mais, porque o empate é do Corinthians nos critérios de desempate. Isso pesará para o lado do Corinthians — analisa Tristão, que coloca o Timão com 50% de chances e o Vasco com 43%.

Confronto equilibrado até no saldo

Não é só na pontuação que a briga Vasco x Corinthians está nivelada. Nas estatísticas está tudo igual: média de passes certos, finalizações, desarmes, gols marcados e sofridos... só há ligeira vantagem para o Corinthians em posse de bola (o 3º melhor do país no quesito) e para o Vasco em assistências (43 a 33); contudo, a frieza da matemática indica equilíbrio pleno. Até no saldo de gols: ambos com 14.

— Em um campeonato como esse, é difícil até comentar, escolher um favorito. O Corinthians conta com a vantagem do número de vitórias e fará um clássico a menos que o Vasco, jogo sempre difícil. Só que o Vasco não precisa pensar nisso: precisa pensar em ganhar tudo. Mas a briga ficou mesmo é entre os dois — analisa o ex-atacante Donizete "Pantera".

Vantagem nos pênaltis

Um dos únicos pontos em que há enorme diferença entre Vasco e Timão é no número de pênaltis: os paulistas já sofreram oito (converteram sete); os cariocas, cinco (perderam dois). Sintoma daquele que, para Jairizinho, campeão do mundo em 1970, é o mais equilibrado dos últimos anos:

— Realmente o Corinthians está com mais probabilidades de ganhar o campeonato, até pelos adversários de agora, mas é imprevisível analisar porque, pelo que vemos, é mesmo o mais acirrado dos últimos tempos.

Fonte: Extra Online