.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 25/08/2007 - 14:44 - Confira análise do Guia de Placar do 2º turno sobre o Vasco

SOB NOVA DIREÇÃO

O Vasco de Eurico, Romário e Morais virou o Vasco de Celso Roth, Leandro e Conca. E ficou melhor




A trajetória do Vasco nesse Brasileiro pode ser dividida em duas etapas: antes do milésimo gol e após o milésimo gol de Romário. Depois que o Baixinho se consagrou contra o Sport, em São Januário, ele e todo o time tiraram um peso enorme das costas. O Vasco passou a ser outro no campeonato e, na maioria das vezes, sem Romário em campo — e com o todo-poderoso Eurico Miranda palpitando menos fora dele.

Leandro Amaral voltou de contusão e assumiu o papel de astro de um time que já começava a ganhar corpo nas mãos de Celso Roth. O técnico gaúcho armou a equipe no sistema 3-5-2, e os três zagueiros deram uma estabilidade até então inédita à zaga vascaína. O meio-campo ganhou consistência com a chegada de Perdigão e mais regularidade com a efetivação do argentino Conca na vaga de Morais, que viveu às voltas com contusões.

O Vasco se reinventou e ficou melhor. Soube aproveitar como poucos o fator casa nesse primeiro turno. São Januário transformou-se num alçapão, e o time goleou diversos adversários importantes em seus domínios. Fora do Rio, o Vasco não conseguia manter o desempenho, impedindo que o clube chegasse às primeiras posições. A vitória sobre o Inter, na 16a rodada, em Porto Alegre, deu o empurrão que o time precisava.

A vaga para a Libertadores, que escapou na última rodada em 2006, está ao alcance de novo. O Vasco pode crescer no segundo turno, com a entrada de reforços como Enílton, com a volta de Morais e até de Romário. "Estamos formando um time de meninos. Mas, pela tradição, o Vasco tem de chegar sempre longe", diz Celso Roth. O técnico, que sempre foi bom de largada, tem que provar que entende também de chegada...

Pontos fortes

A VOLTA DO ALÇAPÃO
Atuando em casa nesse Brasileirão, o Vasco fez uma excelente campanha. Invicto, o time ganhou 7 jogos e empatou 2. O aproveitamento de 85,2% só não superou o do Botafogo, com 87,5%.

O VASCO É O TIME DA GOLEADA...
Boa parte dos 25 gols feitos em casa veio das goleadas aplicadas em São Januário: 4x0 sobre Grêmio, Santos e Atlético-MG e 4 x 1 sobre o Goiás. Nenhum time ganhou tantos jogos por goleadas.

QUEM OUSA DESAFIAR O BAIXINHO?
Quando esteve em campo, em 4 dos 17 jogos da equipe, Romário fez o esperado: gols. Foram 3. A média de 0,75 gol por jogo só é inferior à do cruzeirense Alecsandro, que fez quatro gols em três jogos.




Pontos fracos

O REI DOS CARTÕES
Primeiro volante da equipe, Amaral abusou da força na marcação e tornou-se o jogador mais indisciplinado do Brasileirão. Em apenas 15 jogos, o jogador levou sete cartões amarelos e um vermelho.

LIDERANÇA EFÉMERA
Desde que o Brasileirão passou a ser por pontos corridos, em 2003, a melhor colocação do Vasco havia sido o 4º lugar em 2006. Esse ano, na 5a rodada, o time alcançou pela primeira vez a liderança. O problema é que o gostinho durou apenas uma rodada.

ESQUEMA TÁTICO

3-5-2

O principal mérito de Celso Roth foi dar uma "cara" ao Vasco. Ele começou insistindo no 4-4-2 herdado de Renato Gaúcho no Campeonato Carioca, mas não pensou duas vezes para mudar tudo quando percebeu que a defesa, há tempos o ponto fraco do time, estabilizou-se com três zagueiros. Para o segundo turno, a missão é acertar também o ataque, que depende muito de Leandro Amaral.




COTAÇÃO PLACAR

DESTINO
O Vasco entrou no Brasileiro par não cai. Só que vieram (ótimas) surpresas, que o transformaram em uma equipe forte.

E SE DER ZEBRA?
O técnico Celso Roth ostenta um currículo preocupante. Seus bons trabalhos só costumam durar 10 ou 15 rodadas. O prazo de validade já foi, portanto, prorrogado.


Candidato ao Título: São Paulo

Libertadores: Botafogo, Santos, Cruzeiro, Fluminense

Sul-Americana: Grêmio, Internacional, VASCO, Palmeiras, Atlético-MG, Goiás, Figueirense

Zona do limbo: Sport, Atlético-PR, Paraná, Náutico,

Rebaixado: Corinthians, Flamengo, Juventude, América-RN



Fonte: Revista Placar Guia do 2º turno do Brasileirão



Notícia relacionada:

11/05/2007 - 01:20 - Brasileirão 2007: Confira análise do Guia de Placar sobre o Vasco


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique