Câmara aprova taxação de clubes em 5%, mesma alíquota que as SAFs já pagam
Quarta-feira, 17/12/2025 - 04:30
A Câmara dos Deputados votou nesta noite de terça-feira pela manutenção da taxa de 5% sobre as Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) e incluiu, com os mesmos 5% de alíquota, os clubes associativos. A equiparação foi resultado de acordo feito durante a votação do tema na reforma tributária que tramita em Brasília.

A proposta original no Projeto de Lei do relator Mauro Benevides Filho (PDT-CE) era de aumentar a taxa às SAFs de 5% para 8,5%, mas foi rejeitada em manifestações de lideranças na Câmara dos Deputados, durante a votação.



O assunto mobilizou as SAFs — hoje são mais de 100 pelo Brasil — e as ligas Libra e LFU, que se mobilizaram pelo recuo dos deputados em Brasília.

O imposto de 5% incide sobre a receita mensal das SAFs e, com o avanço da reforma, também sobre os clubes associativos. Os deputados justificaram a equiparação de alíquota aos clubes pelo equilíbrio competitivo entre clubes e SAFs. Mas o texto aprovado incluiu na base de cálculo as de vendas de atletas nos primeiros cinco anos da constituição da SAF.

Fonte: ge