Com 3 gols em 2024, Lucas Piton já vive seu ano mais artilheiro
Terça-feira, 12/03/2024 - 12:35
A classificação do Vasco sobre o Água Santa na Copa do Brasil e o empate com o Nova Iguaçu, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca, tiveram o mesmo herói improvável: Lucas Piton. O lateral-esquerdo mostrou seu lado oportunista, fez os primeiros gols de cabeça da carreira e já vive sua temporada mais artilheira.

O gol na quinta-feira passada, uma cabeçada firme após falta cobrada por Payet, saiu nos acréscimos do segundo tempo, quando o Vasco perdia por 3 a 2 e precisava marcar para levar a decisão para os pênaltis. Já no domingo, ele apareceu mais uma vez como elemento surpresa, completou o desvio de Sforza e empatou a partida no Maracanã.

"Eu não me vejo como herói porque é o time todo", disse Piton depois da partida.

- O nosso time trabalha muito para ganhar todos os jogos, para vencer. Então, a gente vai buscar a classificação no próximo jogo - completou.



Piton agora tem três gols marcados na temporada - ele também deixou o seu na vitória sobre o Botafogo, pela nona rodada da Taça Guanabara. O jogador nunca havia balançado a rede tantas vezes no mesmo ano. Sua maior marca numa temporada havia sido um gol, o que ocorreu em 2021 e 2022, pelo Corinthians; e no ano passado, já pelo Vasco.

Esses também foram os seus primeiros gols de cabeça desde que tornou-se jogador profissional, embora isso já tenha ocorrido nos tempos de base. Os outros quatro gols foram com a perna esquerda.

O oportunista

Com 1,75m de altura, Lucas Piton não tem o costume de ocupar a área em cobranças de falta e escanteio. Quando não ocorre de ser bom cabeceador ou forte na bola aérea ofensiva, o normal para um jogador da posição é ficar no rebote.

Piton só foi para a área porque o Vasco estava em desvantagem no placar. As jogadas de bola parada do Vasco são treinadas, com cada jogador designado a um setor, mas Ramón Díaz dá liberdade para que os atletas troquem de posição ou ataquem o espaço quando julgarem oportuno, desde que o movimento seja feito com responsabilidade.

No gol contra o Nova Iguaçu, Mateus Carvalho, Adson e Puma ficaram posicionados na sobra, com Medel como último homem. Já contra o Água Santa, o único jogador de linha fora da área no momento da falta além de Payet (o cobrador) foi Paulo Henrique.



Fonte: ge