Léo Jardim é o primeiro vascaíno convocado para a Seleção Brasileira desde Andrey Santos em 2023
Terça-feira, 12/03/2024 - 08:15
Antes de Léo Jardim, qual foi o último jogador do Vasco convocado para a seleção brasileira?

O goleiro cruz-maltino, um dos destaques do clube desde sua chegada, foi chamado por Dorival Júnior após o corte de Ederson

A lesão sofrida por Ederson, do Manchester City, forçou o técnico Dorival Júnior a fazer um de um total de três cortes em sua primeira lista no comando da seleção brasileira. E para substituir o arqueiro da equipe inglesa, Dorival convocou Léo Jardim, do Vasco, para estar à disposição para os amistosos contra Inglaterra e Espanha.

Léo Jardim vem sendo um dos grandes destaques do Vasco desde sua chegada ao clube, em 2023. Suas ótimas defesas contam um pouco da história de como os cruz-maltinos conseguiram evitar um rebaixamento que, no primeiro turno do Brasileirão, era dado como certo, e suas intervenções continuam a ser importantes para o time nesta temporada de 2024.

Não faz muito tempo...

Ainda que vários jogadores criados e revelados na base do Vasco venham sendo sistematicamente lembrados na seleção (casos de Douglas Luiz, Paulinho e outros), ver um atleta representar o Gigante da Colina em uma convocação não tem sido tão comum quanto manda a tradição.

Mesmo assim, não faz muito tempo que um jogador do Vasco integrou a lista de convocados da seleção principal. Em março de 2023, o técnico interino Ramón Menezes chamou o jovem Andrey Santos (atualmente emprestado pelo Chelsea ao Strasbourg, da França) para o amistoso contra Marrocos.

A quebra de um longo jejum

A presença de Andrey na lista de Ramón Menezes, inclusive, encerrou uma longa ausência de vascaínos na seleção brasileira. Antes dele, Luan, atualmente no Palmeiras, havia sido convocado por Tite para um amistoso do Brasil contra a Colômbia, em 2017.



Fonte: Goal